Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Os sem-noção

Os sem-noção

Quem não conhece um sujeitinho inconveniente? O típico individuo chato, egoísta, aquele que acha que o mundo deve curvar-se perante suas afirmativas e idéias que, via de regra, nunca mudam. Aquela pessoa que insiste em sustentar uma idéia ou, até mesmo, uma meta, olvidando do direito alheio, ou, o que é pior, da necessidade de respeitar o outro e sua liberdade de pensamento e atitude.
É, de gente inconveniente o mundo esta cheio. São as mulheres que não percebem que não são bem quistas pelos coitados que pressionam usando de todas as artimanhas possíveis, inclusive a de solicitar auxílio de amigos e coisas do tipo. Aquelas que chegam abraçando, se fazendo de amigas e distribuindo sorrisos falsos, apenas para se mostrar como sendo queridas e convenientes quando, na verdade, são a falta de auto-respeito, maturidade e noção do ridículo ambulantes.
Enfim, há vários tipos de pessoas inconvenientes. Vendedores insistentes, aliás, as pessoas que insistem normalmente são chatas. A história de que a água mole em pedra dura bate até fura-la é verdadeira, mas muita coisa desmorona junto com a pedra, inclusive a paciência e a estima pelo insistente. Tudo que é agradável e verdadeiro brota da espontaneidade, como uma flor surgindo na mata: Não há necessidade de pressão, de insistência ou algo semelhante.
Há também aqueles desocupados que vão no local de trabalho alheio falar mais do que pastor em dia de pregação sem pensar que estão atrapalhando as pessoas que precisam se dedicar à suas atividades. E, o que dizer daqueles que acham que detêm toda a razão do mundo?Aqueles que já não acham mais que são Deuses, mas que se auto outorgaram a certeza de tal fato como se tivessem um certificado de "Enviado do Céu".
Todavia, pior do que um ser inconveniente na vida quotidiana é quando eles conseguem passar em algum concurso público, ou, ainda ganhar alguma eleição, assim aliada a chatice, esta a prepotência e a capacidade de persuadir os menos avisados e cultos. Mais chato, ou melhor, mais perigoso do que um individuo chato e sem noção do ridículo e de sua impertinência é um ser com tais atributos dotado de alguma forma de "poder", como o de julgar por exemplo.
Os chatos, os inconvenientes, as mulheres mal amadas e insistentes, os rapazes com ego inflado, todos estes e os demais impertinentes são aqueles sem "semancol", ou, simplesmente, "sem noção": Sem noção do ridículo, sem noção da realidade, sem noção, enfim, da própria chatice e do fiasco que fazem agindo da forma que agem.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 25 de setembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.