Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Apesar

Apesar

Apesar de imperfeita a vida tem muitas maravilhas, inclusive o fato de que tudo em nossa existência depende de nosso olhar para e de nossa capacidade de buscar pensamentos antídotos àqueles que nos fazem sentir mal envenenando nosso humor e harmonia de espírito. É um eterno tentar ser alegre, ser feliz e viver bem "apesar dos pesares". Afinal, apesar das mazelas existem as coisas boas, cabe a nós valorizarmos mais estas do que àquelas.
Levantar com ânimo diariamente para viver nesse nosso mundo é um exercício de garra e força, afinal apesar da cama ser confortável e do sono ser uma bela fuga, a vida bem vivida requer força e, principalmente, vontade de felicidade e ai reside nosso mérito ao aprendermos a dançar nesse baile chamado vida. Quando falo em felicidade não me refiro à meta inatingível do "serei feliz quando...", mas, pelo contrário, a constatação: "Sou feliz hoje apesar dos inconvenientes do mundo".
Não deveríamos saber nem apreender o significado da palavra futuro. Talvez assim vivêssemos mais intensamente o dia de hoje e desperdiçaríamos menos momentos lamentando, vendo as coisas de um ponto de vista negativo e pedante, talvez assim, toda vez que a tristeza e a depressão vierem bater a nossa porta conseguíssemos tranca-lá e, ainda que pulando a janela, fôssemos fazer algo que nos faça contentes e alegres, afinal, apesar de termos alguns motivos para chorar temos, sempre, (muitos) para sorrir.
Tudo depende de nós. Somos nós quem criamos nossa tristeza e amargura nutrindo pensamentos ruins e enxergando com lente de aumento nossos problemas. Podemos fazer o contrário, supervalorizar o que é bom e o bem que a vida nos fez. Um amor, uma amizade, as alegrias quotidianas, a maravilha da natureza que sequer observamos absortos em nossas preocupações vãs e problemas que criamos quando nos sentimos pequenos diante da vida.
Nenhum homem é pequeno, nenhum homem é fraco ao menos que se sinta assim. Se ele se sentir de tal forma a vida irá lhe dizer o mesmo que diz aos felizes: "Você é o que você pensa ser. E que assim seja!". A única diferença entre um ser feliz e um infeliz é a forma com que ele vê a si mesmo e a vida. Alguns conseguem ver bem, apesar dos pesares, outros vêem os pesares apesar das boas surpresas da vida.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 26 de agosto de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.