Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Escolhas e renúncias.

Escolhas e renúncias

Fazer escolhas implica em fazer abdicações. Optamos por algo e renunciamos a várias outras oportunidades e circunstancias. Somos, porém responsáveis pela nossa felicidade, alegrias e frustrações, fruto de nossas escolhas.
É impossível ao ser humano ter tudo o que deseja: Optando por uma ou outra estrada deixará de admirar as paisagens das outras. Importante é estar ciente deste fato e fazer da estrada escolhida o melhor caminho e da viagem a melhor jornada.
Viver envolve escolhas, escolhas envolvem responsabilidade, todavia o homem possui uma ansiedade inerente por não poder ter tudo o que deseja e não raras vezes sofre por não poder ter conhecido e usufruído das possíveis benesses dos outros caminhos que a vida lhe apresentou, mas que, por ter escolhido outro, a eles renunciou.
Todavia, cada estrada tem seus percalços, belezas e peculiaridades. Chega mais perto da maturidade o homem que não sucumbe a ansiedade de não poder ter tudo, chega mais perto da felicidade o homem que se contenta com as opções que fez mesmo ciente de suas abdicações e renuncias inerentes ao fato de ter tomado suas decisões e optado pelo caminho que seguiu.

Cláudia de Marchi Pagnussat

Passo Fundo, 25 de maio de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.