Medíocres e egoístas
Tem dias em que paro e penso quão egoístas e medíocres nós podemos ser. Damos importância demasiada a nossos problemas e, na ausência deles, inventamos e criamos algum.
Superestimamos aquilo que nos fere, brigamos e magoamos uns aos outros enquanto tem gente com motivos reais para se lastimar e sofrer. Enquanto nos abalamos com coisas pequenas, existem pessoas doentes, pessoas passando necessidades, mães perdendo filhos, filhos sendo maltratados pelos pais.
Diante das tragédias que os noticiários retratam todos os dias, me sinto ignorante e tola ao ver que chorei por razões banais e, praticamente sem importância. Tenho, pois a certeza de que a empatia e a compaixão são os melhores antídotos contra nossas manias egoístas e, porque não dizer, irracionais.
Chamo nosso hábito de lastimar o que não temos ou de reclamar por coisas pequenas de irracionais porque, se olharmos para o que nos cerca, talvez passemos a pensar mil vezes antes de jogar palavras ao vento e criarmos problemas que não existiriam se não fosse o nosso proceder.
Deveríamos impor a nós mesmos a obrigação de pensar mil vezes antes de agirmos, de falarmos e, principalmente, de reclamarmos. Se pensarmos talvez vejamos quantos inconvenientes poderemos poupar quando, na verdade, nós nem sabemos o que é um problema realmente grave.
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 29 de abril de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.