Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 26 de março de 2014

Fofoqueiros

Fofoqueiros 

Sabe por que a fofoca existe? Pela maldade das pessoas infelizes que necessitam criticar, inventar coisas e malbaratar ao outro para sentirem-se menos desgraçadas, menos pequenas e menos inferiores. 
Sabe por que a fofoca se espalha? Porque a maldade de quem inventa encontra eco na pequenez de espírito e falta de caráter dos outros. A fofoca tem início no sentimento de inferioridade, de perda, de fracasso. 
 Pessoas felizes e bem sucedidas em suas vidas não criticam as outras e nem inventam mentiras a seu respeito. Pessoas felizes usam seu tempo sendo elas mesmas, curtindo seu doce mundinho, enquanto as recalcadas de vida infame usam suas línguas venenosas destilando veneno para não morrerem afogadas nele. 
A grande maioria dos fofoqueiros são invejosos, mas nem todo invejoso é fofoqueiro. Existem os mais discretos, mais calados e, pode-se dizer, mais inteligentes. O fofoqueiro é o invejoso burro, o invejoso intelectualmente defasado. 
Não lhe basta ter a intrínseca vontade de ser o outro, de ser como o outro e de querer possuir o que ele possui, é preciso ser tosco o suficiente para criticar-lhe e, assim, aos olhos de pessoas mais espertas e inteligentes, deixar óbvio o teor de seu recalque, de sua pouca estima por si mesmo e pela sua própria vida. 
Não bastasse a inveja, a fofoca também é irmã da falsidade. Quase todo fofoqueiro gosta de aproximar-se e fazer-se de amigo do individuo que irá menosprezar e inventar coisas a respeito. Aliás, os fofoqueiros fazem mais fofocas sobre quem lhe considera seu amigo, do que sobre quem não convive com eles. 
Eu disse “quem lhe considera seu amigo”, porque o fofoqueiro não é amigo de ninguém: ele fala mal até da própria mãe. Todavia ele faz de conta que é amigo de todos para poder ter mais "assunto" e fazer mais intrigas. O fofoqueiro, por ser um invejoso nato, não é leal, não é sincero, não é fiel e, por fim, não é nada, nada confiável. 
 Cláudia de Marchi 
Sorriso/MT, 26 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.