Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 24 de março de 2008

O lado bom do sentimento ruim


O lado bom do sentimento ruim

Algumas pessoas gozam intensamente seus sentimentos. Quem ama profundamente, quem se entrega a um amor de cabeça e alma tende a fazer o mesmo quando sente ódio, raiva e outros sentimentos menos nobres e edificantes. Sabe-se que o oposto do amor é a indiferença, e não o ódio, este é, isto sim, a resposta do coração à uma frustração. Todo ódio um dia termina, assim como passam as tempestades, os terremotos e qualquer intempérie, enfim mesmo sendo um sentimento negativo na raiz ele pode gerar alguns frutos com sabor adocicado.
Na verdade todos os sentimentos possuem dois lados, embora negro na maioria das vezes o ódio pode ter um lado mais ameno, mais acinzentado quando dá forças a quem sofreu alguma frustração, alguma traição. Ele dá força para a superação e para o esquecimento e, quando a mente esquece quem lhe causou, quando a ira dá lugar ao asco, o ódio some. O tempo entra ai como o principal agente e o sentimento negativo como uma muleta que deixa de pé o individuo frustrado.
Só odeia quem tem orgulho e sofre alguma frustração ou traição. Aliás, traição não é apenas o adultério, este é, obviamente, o fim notório de qualquer sentimento por parte de quem nutre por si alguma estima. Trair é ser desleal com os sentimentos do outro, é ver seu sorriso, sua alegria, seu contentamento e amor sem expor o descontentamento, a vontade de colocar um fim no relacionamento, é deixar o outro crer em sentimentos não sentidos e sonhos que não se inteciona a realização. É deixar alguém amar e desejar algo sozinho fazendo-o crer através do silêncio que existe reciprocidade.
Frustração é expectativa não realizada, é planos feitos e cortados no meio do caminho. Mais triste é aquela que foi proveniente da traição por parte do outro que vendo o sonho alheio não alertou que não estava em sintonia com ele. Se o frustrado possui orgulho e estima própria não hesitara em fazer o amor se tornar ódio.
O bom disso é que todo ódio tem um pouco de desprezo, de asco, e com o passar do tempo é esse sentimento que passa a dominar, e, como toda pessoa que sente o estômago revoltar de nojo por algo acaba regurgitando o que sairá do individuo serão as lembranças do passado, os sonhos frustrados e, especialmente, aquela pessoa que gerou a frustração.
Nada, absolutamente nada é imutável nessa vida. Para uma pessoa equilibrada até o ódio pode se tornar positivo, basta que seja sentido de forma emocionalmente inteligente, assim ele será como um agente de reciclagem interna para fazer o sentimento frustrado se tornar desprezado e, conseqüentemente, esquecido. É por essas e por outras razões que fica visível a sabedoria latente da vida, Felizes os que, mesmo com o coração doído e os olhos lagrimejantes conseguem perceber a maravilha que é gozar a vida e seus sentimentos, bons e ruins, porque dependendo da força e vontade do individuo o que poderia ser ruim pode se tornar bastante salutar.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 24 de março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.