Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 25 de março de 2008

Os que "correm atrás"

Os que "correm atrás"

Tem de tudo nessa vida, pessoas de todos os jeitos, com variadas formas de pensar, ser, sentir e viver. Certo é que pensar na maioria não é a melhor forma de verificar a qualidade dos pensamentos humanos. A maioria se engana demais, a maioria tem crenças errôneas, a maioria se vê como vítima de algo e acha que a felicidade esta por vir, às vezes passa a vida "querendo" ser feliz e esquecendo que o único momento adequado para isso é o presente.
A maioria das pessoas possui desejos e sonhos e se frustra, se deprime porque a vida não se lhe apresentou como queria. E assim os seres sofrem, se sentem pequenos diante da vida e os sentimentos de descontentamento se tornam tão fortes que acabam por ignorar as coisas que poderiam lhes fazer sorrir.
Sempre, em qualquer situação, teremos alguns inconvenientes, todavia a felicidade é proveniente da forma com que encaramos a vida como um todo. Se focarmos apenas para aquilo que nos desagradou e esquecermos das outras benesses que possuímos acabaremos a vida como infelizes e perderemos grandes oportunidades de sentir paz de espírito e alegria.
Quem passa a vida correndo atrás de um ou outro objetivo perde dela o seu melhor: A trajetória, o caminho, o dia a dia. E se por algum motivo o objetivo não se alcançar? E se morrermos antes de conseguirmos o que desejamos? Teremos um epitáfio no estilo "Aqui jaz aquele que lutou", e não algo como "Aqui jaz aquele que viveu: sorriu, chorou, amou, mas gozou cada segundo".
Poucos vivem, muitos existem na vida procurando algo que nem sempre encontram. Viver é sentir a vida, é colocar nos olhos a lente do contentamento. Ser feliz é ser contente com quem se é e com o que se possui e não lastimar o que não se tem. Ser feliz é se conformar em ser mais um, em ser um ser igual aos demais - nem melhor, nem pior. Cada pessoa tem suas virtudes. Especiais são as pessoas que conseguem ser contentes e humildes. Estes fazem parte da minoria- aqueles que, apesar dos pesares, são contentes.
Existem pessoas que não aceitam ser felizes, que querem tudo do seu jeito. O parceiro perfeito, a conta bancária recheada, ausência de débitos, ausência de devedores e credores, saúde perfeita, família harmônica, liberdade plena, amor, sexo, tudo numa simetria adequadissima. Mas não existe perfeição para quem é imperfeito. E, lamento informar, abaixo do céu e acima do chão não existem pessoas perfeitas nem vida ideal.
A vida requer paciência, complacência, compreensão de si mesmo e de seus limites, aceitação do outro como ele é, respeito ao próximo e a si mesmo, a suas limitações. A vida também requer que a respeitamos: Que aceitemos que nem tudo será da forma que desejamos, do contrário, se não aprendermos a sermos contentes com o pouco ou com o muito que possuímos jamais seremos felizes. Seremos apenas mais um frustrado no mundo. Um frustrado orgulhoso, que se achando melhor do que os outros viu a vida passar, as pessoas chegarem e saírem, sem aproveitar o bem que cada um teve e pode lhe fazer. Seremos, apenas mais um que viveu e morreu sozinho.
Quem acha que "amanha", que "quando a vida estiver desta ou daquela forma" será feliz não percebe que desconhece o que é felicidade e que, provavelmente quando tal dia chegar estará procurando outra coisa para correr atrás, Aliás, o mundo esta cheio de "corredores atrás profissionais". Correm atrás do amor, do dinheiro, do equilíbrio, da auto satisfação, do prazer e, enfim, da felicidade. Correm atrás porque desconhecem o que ela é. Ela é, pura e simplesmente, o ato de ser contente com a vida e com quem se é nela. Quem corre atrás da felicidade esta desperdiçando cada minuto porque enquanto a busca o descontentamento se instala, do contrário não a estaria buscando, e, isto sim, a estaria gozando.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 25 de março de 2008.

Um comentário:

  1. A melhor coisa que vc escreveu: "aceitação do outro como ele é"...
    Já que nos aceitam ... temos q aceitar também.
    Bjks da Mana pra vc Claudinha!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.