Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 27 de março de 2008

O contentamento.

O contentamento.

Não vejo como o ser humano pode dificultar tanto o 
seu caminho para o contentamento, nem como consegue colocar tantos preconceitos com o estado de contente, o confundindo com a posição dos acomodados.
Ser contente não é ser acomodado, pelo contrário, para tanto é necessário pouco comodismo mental. Estar contente com o que se possui, por exemplo, não significa olvidar de metas, de sonhos, da busca por outras realizações.
O certo é que ser contente é a arma de quem deseja aproveitar sua vida e ser feliz no único momento real que possui na vida: o presente. Sonhos, metas e
 ideais, via de regra, dizem respeito ao futuro para o qual a pessoa pode e deve despender seu ânimo, sua energia, pois para encarar as eventuais dificuldades que surjam no caminho que trilha ou pretende trilhar.
No presente estamos nesta ou naquela posição. Às vezes estamos felizes em nossa vida afetiva e frustrados em nossa atividade profissional, as vezes estamos com a carteira cheia e não temos alguém para chamar de “querido” e dar um presentinho qualquer. Às vezes temos dinheiro, um parceiro legal e nossa vida familiar esta um caos.
Outras podemos estar em ascensão profissional, cheios de pretendentes do sexo oposto, mas podemos estar em crise interior, confusão psicológica e mental. Tudo faz parte da trajetória humana. E é por disso saber que vejo a necessidade do se tornar contente para que sintamos felicidade em nosso presente e aproveitemos melhor nossa vida sem lamentar.
Feliz, já disse algum sábio, é quem se contenta com o que possui sem lamentar o que ainda não tem. Ninguém no mundo possui “tudo”. Aquele que achamos que tem “tudo” certamente irá responder que sente falta de algo, que busca alguma coisa, que gostaria que algo fosse diferente.
Infelizmente é assim, a tendência humana, ao que me parece, é a da eterna busca, do eterno descontentamento. Logo, o sujeito que aparentemente possui “tudo’, mas que não esta contente “ainda”, - porque ele sempre vai dizer que “quando tal coisa acontecer” ele se sentirá mais “realizado”- não é uma pessoa de coração e alma felizes.
Nada demasiado raro nessas constatações, apenas me apavoro com a tendência que o homem possui de lastimar, de se sentir vítima, vazio e infeliz, quando, tendo garra, saúde, e fé em si mesmo poderia se sentir bem, aceitando alguns inconvenientes, fruto, da vida de um ser imperfeito, e se contentando com o que possui para, sorrindo no presente, fortificar sua alma para buscar o que deseja no futuro, caso ele chegue, pois, do contrário, sairá da vida bem. Bem porque contente.
O contentamento é o pai da felicidade daqueles que vivem um dia de cada vez. Daqueles poucos sujeitos que, realmente, sabem viver sem achar motivos para invejar o outro ou se sentir inferior no mundo.
Ninguém é melhor ou pior do que ninguém, alguns são mais belos, mais ricos, mais inteligentes, mais auto-controlados, mais racionais, mais emocionais, mais politizados, mais famosos que outros, apenas isso. Melhor, na essência, ninguém é. E o primeiro passo para o contentamento é aceitar tal fato sem colocar-se em posição ilusória, seja ela no sentindo de superioridade ou inferioridade. Essa capacidade é rara na vida humana, lamentavelmente, assim como é raro encontrar um sujeito que se sinta verdadeiramente feliz.

Cláudia de Marchi

Marau/RS
, 27 de março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.