Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 22 de março de 2008

Vantagens da feiúra

Vantagens da feiúra

Acabei de ler uma reportagem sobre um livro denominado Feo publicado por pelo jornalista argentino Gonzalo Otálora. O livro parece uma autobiografia e traz, também, as vantagens de ser um homem, digamos, “desprovido” de beleza.
Pois bem, dentre tais vantagens estão as seguintes: Não são acusados de assédio sexual no trabalho, não são enganados por uma viúva linda e interesseira (desconfiam que há algo de errado quando a “esmola” é demais), não precisam ser comparados- vencem o paradigma do corpo perfeito, e, dentre outras não citadas aqui, esta a que julgo ser a melhor: Os feios vivem um amor verdadeiro.
Disse o autor que se superada a primeira impressão, as brincadeiras e a mulher se apaixonar por um feio este será um amor honesto. Realmente, todavia afirmo que a pessoa apaixonada pode até ver a falta de beleza do outro, mas o amor tem seu efeito entorpecente: Mesmo uma parte estando ciente da ausência de formosura do amado (sendo esta a parte racional do ser), outra sente por ele uma forte atração e nele vê atributos que outros não percebem (sendo esta os olhos do afeto, a parte emocional).
Talvez por tal fato tenha o autor referido que o amor sentido por um feio é honesto. Mas, por ser mulher obrigo-me a falar das vantagens em não ser bela. Uma mulher que não é bonita, via de regra, sempre tem seu crescimento profissional creditado à sua “capacidade intelectual”. A bonita pode ser taxada como “amante” do chefe, ouvir comentários, – de longe é claro, - como: “Também com aquele decote”, “Você já viu a boca dela? E a bunda? Pudera não ter tido aumento. Acho feio, mas os homens adoram”.
O homem mais velho, ou não tão belo esta com uma namorada bonita. Ora, ora: “Ele deve ter mais dinheiro do que aparenta”. O povo pensa, o povo fala, enfim, o julgamento social estigmatiza as pessoas. A mulher bonita não entendeu uma piada, é porque é burra. Se a feia não entendeu é porque não estava prestando atenção.
Mulher bonita e inteligente passa meses do inicio de uma relação pensando se o cara ama ela mesmo, ou se esta com ela porque os seios são firmes, as pernas longas e elegantes, o sorriso bonito, e os cabelos bem tratados. Enfim, a mulher bonita se sente muitas vezes como um belo cartaz, e por ser pensante se indaga muito e sofre.
Fosse a mulher bonita e inteligente menos bela estaria contente. Saberia que os homens que lhe ligam estão interessados nela pelo senso de humor e inteligência. E, quando apaixonadas saberiam que o amante as admira pelo que são, afinal, a única beleza que perdura com o tempo e, inclusive, com ele aumenta é a da alma.
Ser linda pode ser ótimo, mas tem seus inconvenientes. Tem dias que ninguém quer ser chamado de belo, tem dias que a pessoa bonita se sente sufocada porque ninguém se esforça para ver o que há por trás de sua aparência, porque, enfim, ninguém tece um elogio a sua forma de ser. Podem elogiar suas roupas, seu sapato ou perfume, mas esquecem de elogiar seu gênio, seu humor, seu senso de solidariedade, por exemplo.
Ninguém gosta de se sentir como frutos na feira em que as pessoas escolhem pela aparência e só pensam em como será “por dentro” remotamente, porque, ainda com a possibilidade de levar um fruto ruim a beleza de sua aparência é o cerne para a aquisição.
Inonvenientes e convenientes o certo é que ser feio com personalidade e inteligência é mais meritório do que ser bonito e se tornar escravo das opiniões alheias. A pessoa pouco bela, mas com uma inteligência emocional aguçada e, consequentemente, com autoconfiança tende a ter menos problemas derivados dos estigmas colocados pelos tolos.
A mulher feia que se valoriza pode ter poucos homens para ir para a cama, poucas paqueras, poucos caras lhe olhando com interesse e poucos sujeitos a lhe ligar, mas quando tiver alguém que lhe diga que é “linda” sentirá a sinceridade de quem lhe estaja amando, pelo que é, e não pelo corpo que têm. Isso é ainda mais certo se além de feia for pobre, do contrário, outras dúvidas podem surgir.

Cláudia de Marchi

Marau, 22 de março de 2008
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.