Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ciclo estúpido

Ciclo estúpido

Estupidez, grosseria, quem gosta? Duvido que alguém de uma afirmativa positiva. Ninguém gosta de ser respondido com estupidez, ninguém gosta de falas grosseiras e bruscas, todavia, mesmo quando todos falam que desejam respeito e que querem ser tratados dignamente não é maioria que respeita, e trata trata os outros com consideração quando esta se sentindo mal consigo ou com algum problema causando preocupações.
E é por isso que a raiva e o mal humor criam ciclos. O marido é grosseiro com a esposa que fica furiosa e descarrega no filho que chega na escola e acaba puxando briga com o coleguinha franzino, que, por sua vez ao sair do colégio descarrega a raiva na irmãzinha que, por ter apenas três anos de idade chora e importuna os pais ate dormir, irritando a mãe que acaba sendo grosseira com o marido lhe negando atenção e reclamando do que não deve. Bem, neste caso o ciclo parou numa discussão de casal, poderia acabar numa briga mais séria que, como estopim, fomenta uma separação, em outros casos o ciclo pode terminar num crime, em algo mais sério, enfim.
Ninguém é saco de pancada de ninguém, ou existe alguém que goste ou queira ser um? Existe alguém no mundo que queira ouvir grosserias, respostas estúpidas ou brutas? Creio que não. O cerne da vida em sociedade é que não se deve fazer ou falar ao outro o que não se deseja para si, e, também, o que não se queira ouvir. Não custa nada aprender a ser realmente racional na hora de agir e pensar que no corpo do outro também existe uma mente cansada, que trabalha, se incomoda, se dedica, se empenha e um coração que não deseja ser mal tratado por coisas que não deu causa e sequer sabe.
Fazer a raiva, a cólera interna proveniente de motivos que, de repente, sequer dizem respeito ao outro, gerar uma briga graças a uma palavra estúpida, literalmente mal dita, é o maior sinal de falta de razão do ser humano, é, pois um ato irracional. Todos tem o direito de sentir raiva, já diria Shakespeare, mas ninguém tem, junto com ele tem o direito de ser cruel com os outros.
Esta irado, furioso? Vá na frente do espelho e fale palavrões para si mesmo. Quer ir falar com quem lhe causou a ira? Ótimo, melhor descarregar a fúria em quem a causou do que naquele não tem nada haver com o problema e que, muitas vezes, deseja apenas o bem. Quer bater em alguém tamanho o ódio que esta sentindo? Bata em si mesmo ou compre um saco de areia para bater. Vá na academia, corra, descarregue as energias. Tome um banho, faça sexo, coma chocolate, beba algo que goste, saia para jantar. Faça qualquer coisa mas não seja injusto com quem não deve, porque, fazendo injustiças, sendo grosseiro ou estúpido com alguém, o outro estará sendo bem justo se um dia cansar de você.
Existem sempre formas mais inteligentes de se desvencilhar de um problema ao invés de criar outro magoando quem tem apreço por você. Roupa suja se lava em casa, dizem alguns. Na verdade roupa suja pode ser lavada na casa de quem a sujou, ou, se a intenção for perder a razão que a roupa seja lavada com a saliva ou lágrimas do outro, desde que este tenha sido quem a fez sujar e não alguém que nada fez e que, muitas vezes, acaba ouvindo grosserias sem saber porque. Direito de sentir raiva, de ter um dia de mau humor, todos temos, o que não podemos é ferir alguém que não tem nada haver com nossa crise interior que, se for realmente grande se resolve pagando um bom psicólogo, psiquiatra ou um grande, redondo e vermelho saco de pancadas.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 09 de abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.