Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Gente mal humorada.

Gente mal humorada.

A cada ano que passa a vida da gente fica mais corrida: Aumentam as responsabilidades, a busca por uma remuneração justa e condizente com nosso esforço, a superação de fatos insolúveis que nos causam pesar, as mudanças em nossa vida que, ainda que sejam para melhor, nos causam um certo abatimento emocional, enfim, chega ao final de mais um ano e nossa tolerância baixa, enquanto aumenta nossa esperança. Esperança de que no próximo ano tudo se alivie, embora, para mim tudo se alivia num gostoso banho de mar, mas, enquanto não chega o veraneio o solzinho regenera minhas energias.
Creio que não seja eu apenas, mas falo por mim: Gente mal humorada é terrível Faz de uma gota d´água uma enchente, de um comentário uma ofensa, busca (ainda que sem querer) motivos para discutir, pois qualquer mísero fato é motivo para alterar o tom de voz com o outro. Se Friedrich Nietzsche afirmou que gargalhar assemelha os homens a animais relinchando, uma pessoa que altera o tom de voz reclamando e se queixando de algo fica parecendo não apenas um bicho, mas um sujeito abominável, desses demônios que a gente vê em filmes no melhor estilo do clássico "O Exorcista".
A questão é a seguinte: Ergueu a voz, perdeu a razão. O tom de voz alto, a reclamação de um feito na frente de outros humilha e maltrata, é desumano, é um ato vil e desprovido de compaixão, afinal, quem quer ser vítima da ira alheia em público? Qual o empregado ou colega de trabalho deseja ser xingado em público? Qual o marido que gosta de ser repreendido pela esposa na frente de outras pessoas? Provavelmente ninguém, ao menos que exista algum masoquista por ai.
Bem ou mal, todas as pessoas agem tentando acertar e não é com gritos humilhantes que elas irão aprender alguma coisa, pelo contrário, isso só leva ao desamor, ao acúmulo de mágoas que arrasa com qualquer sentimento. Ter paciência é fundamental, paciência com todos. Não existem justificativas para o mau humor. Não dormiu de noite, esta cansado, não relaxou à noite? Azar, durma de dia e deixe os outros trabalharem em paz. Esta com dor de cabeça, dor na perna, dor no joelho, dor na alma? O problema é seu e nenhum ser humano no mundo é obrigado a enfrentar sua ranzinice sem que tenha lhe dado causa.

Cláudia de Marchi Pagnussat

Marau, 22 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.