Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Inércia pública.

Inércia pública.

Você pensa na lei penal e o que seria interessante para sua melhora. Você pensa na situação das rodovias do País, pensa nos acidentes que ocorrem com freqüência devido ao seu (mau) estado e nas possíveis soluções para esses problemas. Pensa num hospital público lotado e na situação das pessoas dependentes do sistema único de saúde. Pensa no aumento do número de jovens que se viciam em drogas, estragando sua própria vida e a de sua família. Todavia, existem possíveis soluções e possibilidades para a melhoria de muita coisa na sociedade brasileira, mas isso só costuma ocorrer quando os ricos, famosos ou donos de certo "status" social reivindicam.
A lei não muda porque um pobre foi assassinado, a lei não muda porque a filha de um desabonado foi jogada do 3º andar de um cortiço pela madrasta desequilibrada, o Governo não vai se mexer em prol de melhorias nas rodovias enquanto caminhoneiros e pessoas pobres, sem fama e sem status continuarem morrendo nelas, da mesma forma não vai dar subsídios para a saúde enquanto um milionário não for confundido com um pobre e morrer na emergência de algum hospital.
A população se mobiliza, se choca, quando é o filho do rico que se torna marginal, pobre é normal ser marginal, aliás, ele deve ser: Está a margem de tudo o que é digno, logo de "tudo" se pode esperar dele. As leis mudam quando a classe média privilegiada e a minoria rica são vitimadas por algum infortúnio, o Brasil anda, muda e se move quando é a classe alta quem se prejudica e quem grita, o pobre pode gritar, mas não costuma ser ouvido.
Pobres morrem todos os dias em acidentes de carro, com balas perdidas. O crack até pouco tempo era o entorpecente dos desabonados, agora esta virando vício dos ricos. Agora o consumo do crack se tornou preocupante. Até os atos desaprováveis são mais focados pela mídia quando alguém com status os comete: Acidente com encachaçado dirigindo uma Passat 89 em alta velocidade atropelando filho de operário não dá ibope, não mexe com os nervos do povo, mas filho de político, professor universitário, médico, candidato a cargo público embriagado com whisky caro, dirigindo carro importado quando acaba atropelando alguém se torna notícia em toda imprensa nacional.
E você continua a pensar na solução dos problemas da Nação. Brasileiro é paciente, brasileiro não desiste fácil de nada, mas não cansa de ter preconceitos. De repente a solução seja focar a expectativa em quem vai ser a próxima vítima dos problemas que podem nos preocupar, dependendo da situação, se for alguém da alta classe você pode respirar mais aliviado: Em breve aqueles que devem agir na defesa de todos irão agir, nem que seja manifestando concordância e dando apoio, porque o povo se contenta com mensagens e palavras bonitas vez que é acostumado com a inércia de quem elegeu. Cada povo, porém tem o governo que merece.

Cláudia de Marchi Pagnussat

Marau, 27 de novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.