Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 24 de julho de 2007

Aprender e mudar


Aprender e mudar

A gente nasce, os pais nos educam, nos criam para sermos adultos e acabam "criando" vários adendos em nossa personalidade, alguns positivos outros não, de forma que, graças a criação que temos enquanto crianças, passaremos boa parte de nossas vidas tentando nos recriar para melhor vivermos.
Ruim ou bom, certo ou errado, não importa. A única coisa certa que existe é que não se pode esperar algo melhor quando, à pessoas errantes (como nós), é dada a missão de educar um outro ser. Inexistindo pessoas perfeitas, não existirá criação perfeita, do contrário não estaríamos neste mundo imperfeito.
Todavia, tão certo quanto o fato de que nossos pais fizeram por nós o melhor que podiam, nos criaram e nos deram aquilo que eles possuíam em suas mentes, enfim, fizeram o que sabiam, é que, se nos tornamos um pouco complexos, complicados ou presos a algo, depende apenas de nós a mudança e a evolução.
Constatar o erro é uma coisa, atribui-lo constantemente à quem nos criou sem que ajamos em prol da mudança é sinal de covardia e imaturidade. O homem vive aprendendo, desde que nasce esta exposto ao aprendizado, aprender é, pois, sinônimo de mudança. Ninguém continua a mesma pessoa depois de um aprendizado, seja ele conquistado numa queda, ou na calma do amor e da humildade de quem sabe que é possível aprender ouvindo e indagando.
Os pais devem criar seus filhos para o mundo, e estes devem se recriar para serem felizes, realmente, no mundo. Não existe instinto não vencível pela razão e pelo auto-conhecimento, não existe "reflexo educacional" não superável pela vontade de se tornar alguém melhor. Crescer, evoluir e se auto-modificar, eis a regra da vida do nascimento à morte e, quiçá, após ela.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 24 de julho de 2007.

Um comentário:

  1. Amei, é bem isso mesmo Amiga, não adianta culparmos aos pais ou aos outros o que somos, pois temos a capacidade para mudarmos!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.