Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 10 de julho de 2007

Mudar e renascer

Mudar e renascer

Realmente, triste não é mudar de idéias, mas não ter idéias para mudar, Francis Bacon disse isso com muita adequação. Aliás, o verbo mudar, amar e renascer são os mais belos de todos. Mudar é sinônimo de viver. Aqueles que estão nesse mundo, reclamando, remoendo problemas e neuras, se sentindo culpados por tudo ou culpando aos outros apenas existem. Quem vive reflete sobre a vida, sobre si mesmo, sobre o mundo, quem vive ama intensamente e curte todos seus minutos com alegria, é, pois alegre por estar vivo.
Mudar de idéias, mudar de rumos, mudar de ideais, mudar de sonhos e, mais do que tudo, mudar a si mesmo é imprescindível. O homem renasce a cada passo dado, a cada defeito reconhecido, a cada viagem que faz dentro de si mesmo e de seu coração. Não há nada mais triste e lastimável do que uma pessoa que não consegue olhar para dentro de si mesma sem desejar fugir.
Talvez a mais perigosa das viagens seja a interior. É lá em nosso íntimo que iremos encontrar monstros negros chamados de Medos, cobras gigantes chamadas de Mágoa, leões ferozes chamados de Ódio que vivem perto dos tigres denominados de Ira, aranhas de veneno letal chamadas de Arrependimento, e alguns lobos chamados de Ressentimento que vivem juntos com suas fêmeas, as lobas chamadas de Culpa.
É olhando para dentro de nós que veremos o que temos que vencer, o que precisamos superar para nos tornarmos pessoas melhores e, principalmente, almas libertas e felizes sabendo que essa responsabilidade é unicamente nossa. É apenas após nos desprender dos predadores interiores que iremos encontrar o equilíbrio necessário para a construção de uma vida e relacionamentos equilibrados e alegres.
Navegar é preciso, disse Fernando Pessoa. Se aventurar por dentro de si mesmo, viajar por entre lembranças, por entre recalques e anseios mal resolvidos, a sós conosco, sem máscaras, sem fuga, sem atribuir a ninguém nossas características infelizes é mais do que necessário para a construção de uma personalidade saudável.
Eis que eu mudei de idéia: Se outrora era contra a instrução psicológica e psicanalítica hoje digo que os primeiros são os melhores instrutores do ser humano nessa viagem interior que denomino de "Viajem do Renascimento" onde iremos matar o que nos aflige independentemente de termos consciência deste fato.
Sem preconceitos: Psicólogos e psiquiatras não são para "loucos" são para pessoas que são saudáveis a ponto de saber que devem e desejam mudar. E, ainda que fossem o fato é que de "médico e louco todos temos um pouco", esperar o que de pessoas que foram educadas, criadas por seres humanos e não por Anjos ou Santos? Seres errantes e com muitas idéias erradas que se aproximam da sabedoria na medida em que reconhecem este fato.
Insanos mesmo, ou, pior, ignorantes são aqueles que acham que o mundo e quem lhes cerca deve mudar, mas eles não. À estes tragam a camisa de forças, ou os deixem na solidão, remoendo o sentimento de que são vítimas da humanidade, de que são coitados solitários, até um dia em que a benção da lucidez recaía sobre seus espíritos e eles consigam ver a realidade do que fizeram com suas vidas enquanto imergiam-se em orgulho. Aliás, o orgulho e a arrogância aproximam o homem da insanidade. Da insanidade torpe, da insanidade tosca e ignorante.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 10 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.