Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Os únicos responsáveis

Os únicos responsáveis

O homem nutre muitas crenças para não se sentir sozinho no Universo, e nutre muitas outras para não se sentir sozinho e responsável no Universo. Responsável pelas escolhas que faz, pelas atitudes que toma ou deixa de tomar, e, consequentemente pelo reflexo de suas ações ou omissões no agir alheio e nas circunstâncias que cria em sua vida. Nutre muitas crenças para fugir da responsabilidade de ser ele mesmo e assumir ser quem é.
Tais crenças podem ser de religiosas até a crença no futuro, no amanha: "Porque amanha tudo vai ser diferente, eu serei diferente", "porque se Deus quiser...". E enquanto Deus não quer e o amanha não chega o homem se isenta da responsabilidade por tornar realidade o que ele deseja e efetivar nele mesmo ou na sua vida as mudanças que espera. Vivemos num mundo em que poucas pessoas vivem, a maioria existe e crê: Crê no futuro, crê no "poder divino", crê no poder do tempo e suas mudanças milagrosas, acreditam demais em tudo e pouco em si mesmas, concretizam na mente o poder do que e de quem não podem ver e duvidam de sua própria força para fazer o que quiserem de suas vidas, inclusive evoluir, se auto-modificar, se recriar.
Amadurecer é tomar consciência da responsabilidade que temos por ser nós mesmos, de que o veículo de nosso destino esta em nossas mãos e somos nós os responsáveis por ele e pelo rumo que a ele daremos. Viver, é mais do que existir e passar a vida achando culpados ou coadjuvantes para os nossos méritos, viver é tomar as rédeas de nossa existência com a plena consciência de que somos os únicos responsáveis pelo que nela fazemos desde o momento em que entramos no mundo até o momento em que dele saímos.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 31 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.