Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Os riscos das palavras.

Os riscos das palavras.

As palavras podem ser anjos ou demônios, podem ser letais como armas de grande calibre, podem ser salvadoras como as mãos de um médico ao auxiliar um necessitado.
É através do uso das palavras que o homem assume riscos homéricos. Risco de magoar, risco de ferir, de causar na alma alheia dor indelével, ou, simplesmente o risco de encantar, de cativar.
Sim, porque cativar também é arriscado, gera a responsabilidade de cuidar do que foi conquistado com respeito, de demonstrar em atitudes o que as palavras doces e sinceras fizeram pulsar.
Triste é o risco que assume os que não pensam no que dizem, não ponderam o que fazem. Palavras mal colocadas acabam com o respeito, com sentimentos, com relacionamentos.
O perdão existe, obviamente, para ser pedido e concedido, mas não tem o condão de retirar do mundo e do coração de quem ouve alguma palavra ofensiva. Bom é viver, se expressar, sem contar com o perdão alheio por palavras mal colocadas, sem precisar pedi-lo enfim.
O homem precisa aprender a cuidar o que fala porque assume muitos riscos usando sua boca, exprimindo palavras que, muitas vezes, referem sentimentos inexistentes. Pode magoar, pode quebrar a confiança ou o amor, e, via de regra, vasos quebrados não voltam a ser belos como outrora foram. As palavras deixam marcas, salvam ou afundam relações e sentimentos.

Cláudia de Marchi
Passo Fundo/RS
, 19 de outubro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.