A mágoa e quem a causa.
A mágoa é sempre mais doida de acordo com o sentimento que temos por quem a causa. De quem nos inveja, com quem não nos relacionamos bem ou cuja existência é irrelevante para nosso bem estar psíquico podemos esperar qualquer ofensa ou, ainda que inesperada, ela não nos fere a alma como fere qualquer ato ou palavra ofensiva partida de quem estimamos.
A dor causada por uma palavra infeliz, por um gesto bruto ou pela desconsideração de nosso valor é maior na medida em que mais nobre é o sentimento que nutrimos por quem nos mágoa, ainda que sem querer.
As pessoas não costumam magoar umas as outras intencionalmente. Muitas vezes causam dor no coração alheio sem sequer aperceberem-se do que causaram. A falta de intenção pode fazer nosso coração bailar nos belos passos da indulgência, amenizam a angústia, mas não apagam os fatos, afinal a palavra após dita não volta atrás.
Aquele que humilha, aquele que dá o tapa esquece do fato muito antes do que aquele que o levou que, se o faz é pela sua nobreza de caráter e de espírito, as custas de algumas lágrimas, suspiros e dor no coração, apenas por isso.
Cláudia de Marchi Pagnussat
Passo Fundo, 03 de setembro de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.