Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Religião

Religião 

 Existe algo que me intriga no ser humano que é demasiado religioso e não se torna mais humilde apesar de ser crente: é o orgulho e a prepotência que lhe faz acreditar que a sua crença se sobrepõe à alheia. 
 Você pode ter a fé que quiser em qualquer credo, o que não condiz com o exercício de nenhuma religião cristã é a arrogância religiosa que faz com que o “tema” se torne objeto de discussões vãs ou de “pregações” em que se tenta impor a sua crença em detrimento da visão de mundo alheia. 
 É a arrogância que faz com que o homem ache que o que é seu é superior ao do outro e por isso deve lhe ser imposto e aceito mesmo que contrarie as suas expectativas e forma de pensar. 
 Todo homem é livre para crer no que lhe apraz, para exercitar a religião que lhe faz bem e, obviamente, cujos conceitos e preceitos se adéquam com sua visão de mundo, afinal ninguém acredita no que não consegue confiar, ninguém crê naquilo que lhe contraria. 
 Todavia, somente a partir do momento em que a religião aprimorar a alma humana é que existirá respeito entre aqueles que a praticam, afinal todas as crenças são uteis se tornarem o homem melhor, o que significa fazê-lo mais humilde e paciente em relação às diferenças existentes entre as pessoas. 
Logo é útil a religião que torna o homem mais sábio de forma que ele não precise impor a sua crença aos outros, mas dê exemplos de evolução espiritual e psíquica através de suas atitudes. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 09 de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.