Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Vingança inútil

Vingança inútil 

 Creio que as pessoas estejam realmente carentes de justiça. Apenas este fato justifica os inúmeros parabéns dedicados ao pai que assassinou o assaltante da filha numa delegacia em Passo Fundo nesta semana. 
Como advogada que tem seus princípios espirituais bastante "vividos" não concordo com tal atitude por dois motivos: 1) Um ato criminoso hediondo não justifica outro de menor gravidade (homicídio é mais grave do que assalto); 2) tanto ódio e revolta no coração da sociedade é um indício de pouca evolução espiritual. Enfim, criminoso o assaltante, criminoso o seu homicida. 
 Não concebo uma humanidade vingativa e, principalmente, desproporcional na sua forma de julgar. Iremos regredir à lei de Talião se acharmos justo as pessoas vingarem-se umas das outras, ou, no caso impingir a alguém uma pena maior do que a de seu próprio crime, afinal, o cidadão assassinado assaltou a filha do seu homicida, não a matou. Trata-se de algo pior do que o “olho por olho, dente por dente”. 
Se o Estado não dá proteção aos seus cidadãos que perderam o bom senso em função da sensação de impunidade que lhes assola, deve a sociedade cobrar de seus governantes, atitudes e não sair cometendo atos bárbaros e contrários a lei, demonstrando, portanto, que a sociopatia dos marginais também a vitimiza. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 16 de novembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.