Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Além do saber amar

Além do saber amar

O que você espera de quem você ama? Irmãos, pais, amigos, namorado, esposa? Respeito?Compreensão?Apoio?Amor, claro, amor! E a maior demonstração de amor é o respeito. Ninguém ama sem admirar com a alma, ninguém admira sem raciocinar na importância da pessoa em sua vida.
O grande problema ocorre quando, por não se amarem, as pessoas não conseguem se deixar amar. Disse Herbert Viana: "Saber amar, é saber deixar alguém te amar". Mas não é só isso. Não mesmo. Saber amar também é deixar o egoísmo de lado, fazer pequenas abdicações sem "jogar" na cara do outro o "esforço". É ouvir, compreender, é ser parceiro nas horas de risos, lágrimas, gozo e tristeza.
Todavia quem não sabe se amar, quem não ama à si mesmo, quem não valoriza quem é jamais vai conseguir compreender o amor que recebe, jamais vai saber a importância de dar e receber carinho e atenção. Quem não se ama é um morto vivo na vida afetiva: Muito embora fale de sentimentos, ande em busca deles, não consegue vive-los, senti-los e goza-los.
Não importa o quanto uma pessoa que não se ame seja amada, ela nunca irá dar o devido valor à quem lhe estima. Nem a ela mesmo ela dá. E dar valor, é, sim, demonstrar o que sente, com palavras, gestos, afeto e, sobretudo, respeito. Para que maltratar, para que xingar ou ser estúpido com quem lhes tem no coração? Errar alguma vez em meio as turbulências diárias é perdoável, mas se redimir com respeito e carinho é a melhor solução, afinal, não existe amor que suporte desrespeitos e atitudes de tripudio a seu sentir.
Não há mistérios no caminho dos relacionamentos. Amor próprio é o primeiro passo, auto respeito, junto com aquele, depois é encontrar alguém por quem a alma palpite, admire, se encante e a ele dar o seu melhor: Amor e respeito, consideração a seus sentimentos e essência. Nada tão complicado, e, como tudo que envolve o ser humano parte da premissa de fazer ao outro o que deseja que ele lhe faça.
Antes de querer apenas ser amado, cuidado, e zelado, é necessário desejar dar amor, cuidados, zelo e carinho. A vida é uma comunhão de sentimentos onde os egoístas nadam e morrem na praia. Sós, infelizmente, sós com suas reclamações, ao lado daqueles que não souberam se amar, ser amados e dar amor. A vida dá ao homem de acordo com suas atitudes. Sempre foi assim. E sempre será. Ninguém sofre em vão, ninguém é feliz sem razão.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 19 de outubro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.