Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Altruísmo e sinceridade

Altruísmo e sinceridade 

 Sensibilidade não é apenas necessária para que você fale o que tem como certo, mas para que perceba o que deve ser dito em consonância com o estado de espírito e anseios do outro. 
Seguidamente as pessoas não desejam conselhos, elas querem apenas falar e serem ouvidas. Elas não querem que você lhes aponte falhas ou soluções, elas querem apoio. 
Dar apoio, porém não significa gostar e concordar profundamente com aquilo que lhe é dito, mas usar as palavras necessárias para que a outra pessoa sinta-se mais segura e a vontade para fazer o que ela mesma deseja. 
Você não ajuda ao outro quando lhe passa o seu ponto de vista, aliás, dizer o que pensa é melhor para quem fala do que para quem ouve. Certamente é bom sentir-se a vontade para dar a sua opinião sobre a vida e atos alheios, mas, não raras vezes, isso é desnecessário para o outro. 
A maioria das pessoas que vem lhe falar quer apoio e não criticas, querem que você de “força” para as idéias que já possuem, elas não querem saber o que você realmente pensa e acha que elas devem fazer. 
Aliás, presumo que quando o homem possui muita necessidade de manifestar os seus pensamentos a respeito das experiências e vivencias existe mais orgulho do que caridade em suas palavras: “ele age de forma tão tola, vou dizer-lhe o meu ponto de vista que é mais saudável, quem sabe assim ele muda suas atitudes.” 
Se bem analisado o pensamento implícito na necessidade de aconselhar gratuitamente, existe mais presunção do que empatia e sensibilidade pura. 
 Logo, “frear” a própria sinceridade é um gesto de altruísmo e compaixão para com o outro quando ele deseja apenas falar e não ser aconselhado ou criticado. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 24 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.