Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mea culpa

Mea culpa

 Mea culpa, é isso que as pessoas devem aprender a fazer. A humanidade não carece de homens arrogantes que brigam para ter uma razão que perdem no exato momento em que se exaltam. 
O mundo precisa de homens que saibam reconhecer os seus erros. Se cada pessoa cuidasse de seus atos e pensamentos, viveríamos num mundo um pouco melhor, no entanto, a maioria dos seres humanos sente-se melhor ao apontar os erros dos outros, independente de suas criticas serem baseadas em fatos ou em mera suposição pretensiosa que mais julga do que compreende. 
Criam-se laços mais fortes quando a pessoa cuida melhor de suas atitudes do que das alheias, quando, enfim, o homem preocupa-se mais em analisar suas próprias falhas do que em apedrejar os erros do outro. 
 Casamentos e amizades terminam quando as pessoas colocam o amor de lado para brigar por motivos vis, para batalhar pelo falso mérito de ter “razão” e, portanto, sair-se vencedor em determinada discussão. 
Pessoas sábias pedem desculpas até quando, intimamente, crêem que não erraram, apenas para apaziguar a situação. Pessoas sábias querem sorrisos e paz, não discórdia e tensão. 
 Pessoas sábias fazem mea culpa, não tentam culpar a outrem, afinal, pessoas sapientes compreendem, não criticam e nem menosprezam ao outro e sua forma de pensar e viver. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 18 de dezembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.