Sem vitimismo
Em minha opinião humildade não tem nada haver com "coitadismo", com essa coisa quase patológica de aceitar tudo de todos que mais indicia falta de amor próprio do que qualquer outra coisa.
Eu gosto de gente bem resolvida, alto astral, que sabe o momento certo de falar e o de silenciar e, por isso, demonstra humildade. Não aprecio gente que acha que suas opiniões são "imperdíveis" e devem ser ditas em detrimento da vontade do outro em sabê-las.
Da mesma forma, não admiro quem nunca fala o que pensa mesmo que esteja sendo menosprezado. Gosto de pessoas com atitude, mas humildes, não gosto de quem se humilha aceitando o que lhe fere, nem que quem se mete onde não é solicitado.
Não gosto de quem se ofende por qualquer coisa, não gosto de quem, apesar de não ter dinheiro ou um bom salário, sai apregoando aos outros que é pobre e não tem o que deseja.
Acho feio, da mesma forma, a mania de algumas pessoas de supervalorizarem o que não possuem ao invés de agradecer o que têm. Ser orgulhoso e arrogante pelo que possui é muito diferente de ser grato pela mesma coisa.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 27 de fevereiro de 2013.