Não estigmatize
Nem toda pessoa com poucos recursos materiais e culturais é humilde. Tem muita gente sem dinheiro, sem elegância, sem beleza, sem bom gosto, estudo e cultura que se acha melhor do que os outros.
Da mesma forma que nem toda pessoa rica, bela ou culta é arrogante, orgulhosa, ambiciosa ou fútil. Muitas pessoas sem condições financeiras sonham em encontrar parceiros ricos, por exemplo. Isso indica valores fúteis e materialistas.
Simplicidade é a capacidade de conviver com pessoas de todas as classes sociais e culturais sem se achar superior a ninguém. Posso garantir que esse conceito não se liga a poderes materiais.
A relação da simplicidade e da humildade com dinheiro é a mesma da higiene e do bom gosto com a ausência de condições econômicas: pobreza não é defeito, mas pouco capricho e zelo para com seu próprio corpo e casa são.
Sendo assim, não estigmatize as pessoas. Não busque conviver com pobres por achar que eles são humildes, nem fuja de pessoas financeiramente abastadas por presumir seu orgulho. Conheça as pessoas, não as julgue antes disso.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 06 de fevereiro de 2013.
Deixo apenas meu pequeno comentário,não acho que devemos julgar as pessoas nem antes e nem depois.
ResponderExcluirSomos uma sociedade livre, podemos hoje conviver ou não com quem nós quisermos, a única coisa que é intolerável em nossa sociedade é a falta de classe de muitas pessoas que julgando-se "abastadas" financeiramente,acreditam que podem abrir mão de um mínimo de educação ou cultura e muitas vezes não dá bom dia nem para o porteiro do seu prédio e muitas vezes não sabem o nome nem de sua própria secretária. Fica a dica!
Simplicidade é a própria elegância!