Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Suas verdades

Suas verdades 

Nunca esqueça que quando você é franco e fala "verdades", manifesta unicamente o que é verdadeiro para você. Não exija que o outro concorde, não pense que ele deve anuir com as suas certezas. 
Cada pessoa é um mundo de experiências, convicções e verdades, afinal, a verdade que você fala é sua, não necessariamente de mais alguém. Nove em dez vezes ser sincero alivia mais quem fala do que quem ouve. 
É bom poder falar o que se pensa, mas às vezes o seu pensar magoa e ofende, justamente porque colide com as verdades alheias. Respeito e empatia são, portanto, a chave para qualquer forma de convívio humano ser boa e harmônica. 
Existe uma linha tênue entre a sinceridade e a crueldade. Seguidamente somos cruéis e egoístas quando despejamos as nossas verdades nos ouvidos alheios, mais ainda quando falamos a respeito de suas características e forma de ser. 
Cada pessoa neste mundo é o que lhe convém ser, vive, pensa e age da melhor forma que lhe é possível e, também, da maneira que consegue ser feliz. Pessoa alguma vive como é para ser infeliz, logo, é preciso pensar mil vezes antes de criticar sua forma de ser e viver. 
Se lhe é impossível tolerar a forma do outro viver, se lhe é difícil viver perto de alguém sem falar-lhe o que é verdade para você sobre seu jeito de ser, deixe-o, mas não tente fazer-lhe ser o que você quer, não o julgue severamente nem lhe fale o que pensa a seu respeito. 
 O seu pensamento sobre o que o outro é e como ele vive é apenas o seu pensamento. Da mesma forma que tudo o que você pensa e diz das pessoas e do mundo fala mais sobre você do que sobre aquilo que julga. Portanto, não supervalorize as suas idéias nem pense que elas são “imperdíveis”. 
Silencie mais, reflita mais e, sobretudo, seja sincero consigo mesmo. Se algo ou alguém lhe fere ou irrita, se afaste, sem pensar que a sua sinceridade o mudará. Silenciar e recolher-se pode ser mais virtuoso e justo do que jogar aos outros aquilo que é verdadeiro para você. 
Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 05 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.