Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Vergonha e decência.

Vergonha e decência.

Quando eu era criança e aprontava "alguma", minha mãe olhava pra mim antes de me repreender e dizia: "Mas tu tem medo e não tem vergonha!". Essa frase me marcou, porque no mundo adulto o que eu mais vejo são pessoas com vergonha e medo de serem descobertos em seus erros, mas sem decência para não errar, para, enfim, não prejudicar ao outro.
A esposa trai o marido e tem medo de ser descoberta, primeiro porque não quer arcar com os efeitos de seu ato, segundo porque tem vergonha dele e das outras pessoas descobrirem que ela é volúvel.
A mesma coisa para o advogado que age como bandido diplomado e engana seus clientes para lucrar com seu ato. Ele, assim como o político corrupto, tem vergonha de ser descoberto, mas não tem vergonha de agir desonestamente. Eu lamento essa inversão de valores morais. Lamento que a palavra “descobrir” tenha tanta relevância na vida de certos indivíduos, ou melhor, lamento que o medo que eles sintam, seja apenas de serem descobertos.
Tudo pode desde que não seja descoberto, logo, algumas pessoas vivem vidas duplas: existe a realidade de seus atos e o que eles aparentam ser ou, ao menos, tentam aparentar. “Honestos” para os outros e desonestos entre quatro paredes, de forma que, quando “descobertos” a vergonha lhes chega.
Mas, ora, porque não ter vergonha de agir como agiu e, assim, não agir? Na verdade, além de enganar aos outros, essas pessoas enganam a si mesmas. Terminam por acreditar que eles são o que aparentam ser aos outros. Eles se alimentam das próprias mentiras, até que creem que elas são a sua verdade. Psicopatia? Talvez. Mas não vou entrar neste mérito.
Creio que, se as pessoas tem vergonha de serem descobertas em suas mentiras, de ter sua torpeza revelada, deveriam não mentir, deveriam não ser vis e torpes. Se existe o medo de que seu engodo seja revelado, deveria haver medo de agir de forma a prejudicar ao outro.
Acho que certas pessoas carecem de ter medo e vergonha pelo motivo correto, por isso eu valorizo a transparência, valorizo quem vive de forma que suas atitudes não prejudiquem pessoa alguma.
Existe muita diferença entre ter vergonha do que os outros vão pensar e ter vergonha de agir de forma a enganá-los. E são pessoas com vergonha pelas razões justas e certas que faltam neste mundo, porque gente que ilude e engana os outros e só lamenta quando é "descoberta" o mundo está cheio.
 Ademais, se você tem vergonha de que seus atos sejam revelados, o caminho mais fácil é o de ser honesto consigo mesmo e não tomar as atitudes que toma. Enfim, não custa pensar nos efeitos de seus atos antes de agir.

Cláudia de Marchi

Sorriso/MT, 06 de junho de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.