Projeções Reveladoras
Tinha razão aquela pessoa que disse que por mais tempo que você conheça alguém nunca o conhecerá o bastante. As pessoas mudam, envelhecem, mas guardam em si o instinto e um pouco do que já foram, e é ai que você pode se decepcionar.
Nunca pensei nisso, mas deveríamos escolher com quem passar nossas vidas após analisar o currículo pretérito desta pessoa perante o mundo, antes de nos conhecer. Sim, porque de regra todos querem “fazer bonito”, mostrar-se conosco semelhantes, ainda que para isso nos enganem. Enganem feio.
Mas o tempo passa e aos poucos as máscaras vão caindo. É impossível para alguém se censurar o tempo inteiro, e é ai que você vai conhecê-lo, nas entrelinhas de seus discursos bonitos, na critica da conduta alheia que mais do que apontar os defeitos dos outros, revela, na verdade, quem é aquela pessoa que esta ao seu lado, que, pasme, pode ser alguém muito diferente daquela pela qual você se encantou. Encantou porque projetou suas virtudes nela, frise-se bem.
Aliás, projeção é algo fantástico! A pessoa revela mais sobre ela quando julga os outros do que quando tenta atuar sendo “ela mesma” na vida. Cuidado, com o individuo que julga mal as pessoas sem ter certeza de seu agir, correto ou não. Ouvir mais do que falar é uma boa forma de conhecer quem esta ao seu lado, para que, cedo ou tarde, você não se depare dormindo com alguém que é o avesso do avesso do avesso de você.
Guarde sua inocência e virtudes para seus familiares, seu pai, sua mãe e irmãos. Analise os outros com a razão, deixe-os falar, deixe-os julgar o mundo e assim verá quem é a pessoa que, à primeira vista, se revelou tão inocente quanto você. Porque lá (na primeira vista) quem projetou (suas virtudes) foi você.
Cláudia de Marchi
Wonderland, 14 de dezembro de 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.