Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Imediatismo e orgulho

Imediatismo e orgulho


É incrível e um pouco assustador o hábito que algumas pessoas possuem de achar que o mundo “gira” em torno delas. São impacientes, orgulhosas, prepotentes e humildade, para elas, é uma virtude que desconhecem até o nome.
Sabe aquelas pessoas que querem tudo para “ontem”? Que quando saem de casa se olham mais de cem vezes no espelho e quando entram no teu carro pedem “será que não estou muito assim ou assado”? Sabe as pessoas tímidas que tem medo de falar em publico e tudo o mais?
Pois é, a timidez é um disfarce “chique” do orgulho. O tímido, na verdade, se superestima, ele tem medo de ser criticado e julgado porque, na verdade, ele acha que tem que ser “imbatível”. Seu medo de falhar revela o seu orgulho, a sua arrogância interior: se ele é bom, tem que ser julgado, sempre, de tal forma, quando teme que não seja “bem” caracterizado se retrai e todos o chamam de “tímido”. Fica até “meigo” o disfarce!
Assim são algumas pessoas em relação a males de saúde ou outros, jurídicos, por exemplo. O Judiciário brasileiro anda de forma tão leniente que às vezes eu me pergunto se ele “anda” mesmo ou se tal pensamento é ilusão dos jurisdicionados. Pois então, em meio a milhares de processos e pedidos liminares, há um ou dois clientes que se desesperam com a demora de 20 dias para o despacho judicial.
Desesperam-se, querem mudar de advogado, como se a culpa fosse deles. Talvez eles não saibam que advogados cumprem prazo, juízes não. E estes têm centenas de processos em sua mesa.
Para viver bem, no mundo real, é preciso, apenas uma característica: realismo. Saber como funciona a vida e suas contingências, ter humildade para compreender que o mundo não vai parar para realizar seus intentos, e que, no fundo só quem supervaloriza seus problemas é você mesmo. Os outros não se importam, não como você deseja que se importem.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 08 de julho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.