Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Auto-diagnóstico

Auto-diagnóstico

O primeiro passo para a cura é o diagnóstico. Nenhum médico consegue tratar um paciente sem saber o que ele tem, e nenhuma pessoa pode se direcionar a um especialista sem, ao menos, "desconfiar" de qual "tipo" é o mal estar que possui.
E é assim na vida humana: O primeiro passo para nos livrarmos de nossas amarras emocionais, bloqueios, medos, traumas, receios, enfim, limitações (comumente chamados de "defeitos") é tomarmos consciência deles.
O difícil, para a maioria, é chegar neste ponto: No de se auto-analisar, de fazer um balanço da própria vida, do que se fez, do que se deixou de fazer, de como se agiu com os outros,de como eram as pessoas que passaram, de como se age no presente e como são as pessoas que estão em sua vida no agora.
Todavia, é preciso uma virtude extremamente nobre para executar esta tarefa, virtude que nenhuma faculdade, especialização, mestrado, doutorado, ou alto valor em dinheiro pode comprar ou dar: Humildade de espírito.Confessar no silêncio de sua própria alma, sem tentar justificar culpando a outrem, as suas próprias fraquezas é um ato praticamente divino. Afinal, apenas assim, com consciência de si mesmo, com o "auto-diagnóstico" anotado na sua essência o homem pode ser capaz de mudar, ou ao menos, de procurar ajuda para tanto.
Muitas vezes, uma pequena mudança, alguns detalhes, operam milagres no bem estar humano. Difícil, para o homem é chegar até a sua auto-percepção. É preciso a virtude mencionada e muita maturidade, mas o certo é que, neste mundo, pelo amor ou pela dor as pessoas estão fadadas a evoluir, a melhorar enquanto seres inerentemente errantes.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 27 de novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.