Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Medo?

Medo?

Por mais que o homem almeje ter uma vida linear, interiormente tranqüila, em completa paz e conforto psíquico, eis algo além dele que irá impedi-lo: O simples fato de ser humano. O homem pode conseguir uma relação afetiva equilibrada, uma profissão e carreira confortáveis, todavia, desconfortos existenciais, das mais variadas formas sempre irão existir.
O homem é um ser em constante estado de evolução, e a dor, o desconforto, a ansiedade, ainda que com seus atributos negativos, são e sempre serão a melhor forma de guiar o homem para seu destino: A maturidade, o crescimento pessoal.
Logicamente que nem todos sentem a frustração, a dor inerente a necessidade de agir, de fazer nascer uma relação, de matar outras. Existem os que passam a vida em brancas nuvens, sem sentir dor, nem o prazer profundo de, desvelando o desconforto, descobrir a tranqüilidade. Não a eterna tranqüilidade, mas aquela que vem com mérito da auto-superação, do auto-conhecimento.
Superar os vícios emocionais, os apegos, ir além da carência, da solidão, ir além do medo de ferir, de magoar, de ser magoado, ir além do medo de se entregar, de sofrer, significa viver. Porque a vida é um risco: Podemos ter medo dos sentimentos, dos buracos onde podemos nos colocar em busca de algo diferente, de algo a mais para nos completar a existência intima, mas não devemos ter medo de viver. Se tivermos e cultivarmos este medo, teremos medo de arriscar, e, quem não arrisca, infelizmente, não vive.
Podemos temer as conseqüências de nossos atos, o rumo que escolheremos para nossa vida pode nos assustar, mas o viver em si, jamais pode nos amedrontar, porque todo medo bloqueia e o medo de viver mata aos poucos aquele que acha que esta vivo.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 24 de novembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.