Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 31 de maio de 2011

Famílias, mentiras e hipocrisia.

Famílias, mentiras e hipocrisia.


Assim como não existem pessoas perfeitas, não existem famílias perfeitas, existem aquelas com maior tendência a hipocrisia e falsidade que tentam, por maior tempo e com maior qualidade, manter as “aparências” de “exemplares”. Apenas isso.
Não existe DNA isento de probabilidade de enfermidades, assim como não existem famílias sem histórico de problemas, uns mais graves que outros: traição, violência verbal, agressão física e psíquica, abandono, negligência, desrespeito as diferenças de idéias e opiniões, este último sendo o principal fator de distanciamento entre pais e filhos, por exemplo. Um não se adéqua ao ideal do outro. O problema, pois não é a pessoa em si, mas o “ideal” do pai ou do filho sonhador.
Por mais que amemos ou por mais que nossa tendência biológica nos de o instinto de amar quem nos deu a vida ou a quem damos a vida é a falta de aceitação de diferenças inerentes, de concepções de mundo, de respeito a sonhos e gênios que geram a discórdia e a frustração da maioria das pessoas com seus familiares próximos.
Não existem dicas, nem livros que instruam, nem manual sobre a “realização e mantença da união e alegria familiar”, até porque desde os tempos de Caim e Abel isso é algo surreal e inatingível. É a mentira destinada a “não magoar”, ou seja, a hipocrisia que sustentam boa parte das famílias (ou seriam todas?), e isso não é de todo ruim, às vezes é preciso mentir, calar e silenciar porque o resultado da palavra e da verdade pode ser letal aos sentimentos alheios.
É preciso respeitar, aceitar, se distanciar, ignorar, fazer de conta que não há distancia quando existe um abismo imenso entre idéias e concepções de vida. As pessoas aprendem a ser hipócritas dentro de casa, quando a tia- avó fofoqueira leva aquela ambrosia doce e odiosa e a mamãe faz o filhinho dizer que “a sobremesa é deliciosa e que fica grato com a visita” (quando ele quer tomar sorvete e jogar bola). É a vida. É assim que as famílias se mantêm: com pequenas, grandes, mas sempre respeitáveis mentiras que erigem a hipocrisia à categoria de “salvadora” das pobres e ricas famílias deste mundo.


Cláudia de Marchi


Passo Fundo, 1º de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.