Provações de virtudes
Todo mundo tem um pouco de necessidade de auto-afirmação. Sei lá, deve ser uma necessidade da mente humana para não se sentir muito mal diante da vida e do que lhe acontece.
Todavia, tudo o que é demais, sobra! Logo, gente que precisa se elogiar a todo instante desconsiderando as outras pessoas e o valor que elas possuem, termina por se imergir em arrogância.
E arrogância, orgulho, prepotência e egocentrismo não costumam ser nada agradáveis, por outro lado, são características que terminam “caminhando” juntas. De regra uma pessoa arrogante é orgulhosa e, seguidamente, uma pessoa egocêntrica é prepotente.
Temos em nós tendências a tudo isso, todavia, estamos no mundo para alimentarmos o que temos de melhor e, aos poucos, aniquilarmos nossas más tendências. “Vigiai e orai”, certo? Vigiemos, portanto, a nós mesmos.
Ninguém é superior a ninguém, inferioriza-se, porém, o homem que se acha melhor que os outros. O orgulho rebaixa as pessoas. O homem mais culto, inteligente e perspicaz do mundo se torna menos admirável se for arrogante, vaidoso ou orgulhoso.
Continuará tendo as suas virtudes, mas não com o brilho que possuiria se fosse humilde, gentil e simples. A humildade torna as virtudes mais belas, enquanto o orgulho tira a graciosidade das pessoas, por mais inteligentes e cultas que elas sejam.
Todavia, o fato é que não existem apenas homens cultos e inteligentes imbuídos de orgulho e arrogância. Existem pessoas sem cultura, sem posses e com inteligência parca, que são orgulhosas e arrogantes. Fraquezas morais não privilegiam classes sociais.
Entretanto, é mais comum as pessoas ricas, belas e inteligentes tenderem ao orgulho, afinal possuem atributos que a grande maioria das pessoas estima. É por tal motivo que a riqueza, a beleza, a cultura e a inteligência são espécies de provações das virtudes humanas. Então, como você esta se saindo diante das provas que a vida lhe impõe?
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 07 de janeiro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.