Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Suportável

Suportável 

Dinheiro é bom, porque sem ele você não compra o que deseja, não satisfaz os seus desejos materiais, que, (verdade seja dita) são muitos. Passar por dificuldades financeiras é desagradável, todavia, passar por dificuldades emocionais e afetivas é quase insuportável. 
 Todavia, você suporta as adversidades emocionais, porque é forte, porque precisa e não vale a pena se entregar por carência de afeto, ainda que seja de quem deveria lhe dar, como, por exemplo, seus pais, companheira, enfim. 
 Ocorre que suportar é uma coisa, aceitar é outra. Aceitação envolve empatia. Entretanto, quando você "suporta" algo o faz, de regra, por não conseguir entender a atitude ou omissão do outro e, por isso, você sente dor. 
 Não uma dor física, tampouco aquela dorzinha de cabeça desagradável que você tem quando esta com dificuldades financeiras, mas a dor mais aguda que uma pessoa pode sentir: aquela que afeta sua alma e desconforta seu coração. 
Por outro lado, com algum esforço, você pode compreender o outro, pode usar boa parte de sua energia para entender as suas razões, as suas fraquezas e dificuldades, ato que, certamente, irá exigir que você coloque a sua dor de lado. 
Todavia, colocar os seus problemas, dores e pensamentos de lado é algo difícil para todos os seres humanos. Sem que você consiga superar a si mesmo e compreender aquele que lhe magoa será impossível ter tranqüilidade e ser feliz. 
 Frise-se, porém, que ser mais tranqüilo ou feliz não irá curar as feridas causadas por determinadas pessoas, irá, quiçá, apenas lhe consolar, apenas amenizar a sua dor, desde que, convém repetir, você use sua energia para compreender o que lhe parece incompreensível, mas é, na verdade, suportável. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 22 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.