Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Sertanejos

Sertanejos 

 A verdade é que a maioria das pessoas pode não ter valores pessoais, inteligência e perspicácia suficiente para eleger bem seus políticos ou programas de televisão preferidos, mas existe certa sabedoria por trás da predileção das massas em alguns aspectos. 
Exemplo disso é a predileção popular pelo gênero musical sertanejo. Os cantores deste gênero, apesar dos milhões que arrecadam, conservam uma simplicidade brejeira. E as pessoas sentem isso e se identificam com a sua humildade, afinal, a maioria deles não é filho de dono de gravadora ou gente rica. Vê-se isso no conteúdo da reportagem sobre os cantores sertanejos publicada na ultima revista Veja do mês de janeiro deste ano. 
Enquanto, por exemplo, ídolos de outros gêneros musicais possuem jatinhos, os sertanejos adquirem aeronaves mais simples, mas que aterrissam em qualquer terreno, mesmo tendo dinheiro de sobra para comprar jatos. Eles querem pousar em qualquer lugar do País. 
 As duplas mais antigas e milionárias incentivam as novas, do gênero sertanejo universitário, sem o desejo de “monopolizar” o meio artístico do ritmo. Tentam dar atenção para as fãs, mesmo que às vezes se incomodem, como é o caso do Luciano e do Bruno, sertanejos bem casados, que gostam de agradar as fãs sem que haja desrespeito por parte das fãs mais “assanhadinhas” para com eles e, conseqüentemente, suas esposas. 
 Enfim, as pessoas gostam deste gênero musical e dos cantores pela sua simplicidade, mesmo que ofereçam shows cheios de espetáculos de tecnologia, como é o caso dos da dupla Fernando e Sorocaba, Zezé Di Camargo e Luciano, dentre outras. 
 As letras simples e românticas são a preferência da maioria das pessoas, assim como as mais animadinhas e modernas que, infelizmente, não possuem letra tão bela quanto as mais lentas e imersas em romantismo, pelo contrário, às vezes são estupidamente apelativas (como o “Assim você me mata” do Michel Teló), agradam aos jovens. 
Todavia, o gênero cresceu e as pessoas escolhem as musicas, dentro dele, que mais lhe agradam. O cunho apelativo de certas músicas responde ao anseio dos jovens que estão cada vez mais “sexualizados”, logo, “delícia”, “gatinha assanhada”, “piradinha, dentre outros termos lhes cativam. 
 Não podemos esquecer que estamos vivendo uma era em que jovens com pouca roupa dentro de uma casa se tornam “celebridades” em poucos instantes. O vulgar tornou-se moda, poucos não se rendem a ela. Raras as pessoas ouvem Chitãozinho e Xororó ou “É o amor” em detrimento de “Ai se eu te pego” ou “Humilde Residência”. 
 Diga-se que o bom e velho rock nacional não produz nada tão interessante quando em décadas passadas. Continua tão velho quanto bom. Perdemos grandes artistas para doenças sexualmente transmissíveis e drogas. Os sertanejos, por outro lado, por razões que desconheço, parecem se distanciar mais de certos excessos prejudiciais. 
 Enfim, certo é que, numa analise geral do que os gêneros musicais oferecem é preferível, atualmente, o sertanejo ao funk, rap agressivo, rock pesado ou qualquer musica com letras violentas, sensuais demais e sem sentido. 
 Cláudia de Marchi 
 Passo Fundo, 30 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.