Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A mentira compensa.

A mentira compensa. 

Falar a verdade não é difícil pelo ato de exprimi-la, mas pelos efeitos que ela causa. Mentir, por outro lado, trás efeitos amenos e até mesmo, agradáveis. Seja sincero e arque com conseqüências mais sérias, minta e sorria: quase ninguém se desagrada ao ouvir uma mentira. 
A mentira existe e é popular porque funciona. Se você passar um relacionamento todo mentindo, dificilmente existirão brigas ou qualquer tipo de divergência. Quem mente não diverge, anui. E, anuindo, não gera embates, mas concordâncias, que, claro, tem seu preço. 
Não deve ser muito fácil ser feliz brincando de fazer de conta o tempo inteiro, não deve ser fácil ser feliz se doando tanto para não divergir a ponto de tornar-se uma pessoa que você não é nem nunca foi. Todavia, existem pessoas que preferem assumir este risco, a ser elas mesmas. 
Enfim, de tanto ser sincera sobre meus atos e pensamentos, chego, às vezes, a pensar que a mentira compensa. Por que falar a verdade e ter que aguentar o descontentamento do outro e mil explicações e argumentos? 
Por que ter que aguentar a outra pessoa, aparentemente incapaz de ouvir uma opinião diversa da sua, argumentando a favor de suas idéias, olvidando da sua forma de pensar e, conseqüentemente, de ser? Não é mais fácil dar um sorriso, soltar uma mentirinha e não se incomodar com a outra pessoa? 
Não é melhor fingir que concorda, quedar-se inerte e deixar a outra pessoa comandar um assunto que lhe agrade, afinal, todo ser humano é um pouco vaidoso. A mentira faz bem para a pele! Mentirosos não se chateiam tanto, não entram em discussões, não precisam sentir-se mal por ter dito algo que desagradou ao outro, afinal, nove em dez vezes a mentira favorece a outra pessoa. 
Quase nunca, para não dizer “nunca”, alguém vai mentir para magoar, para afetar negativamente ao outro. A regra é mentir para agradar. E isso faz um belo efeito! Seres humanos costumam apreciar bons elogios, além de gostarem de obter a concordância alheia com as suas conclusões, opiniões e pensamentos. 
É difícil para a maioria das pessoas encarar bem o que lhes contraria, é muito melhor quando os outros concordam com o que dizem e pensam. Logo, para grande parte das pessoas, a mentira é uma dádiva, apesar de elas dizerem que querem ouvir a verdade.  
Se você fala a verdade sobre a sua forma de pensar, a outra pessoa tende a expor os seus motivos por um bom tempo, quase como que dizendo: “Veja bem, a minha opinião sobre isso é mais importante que a sua.”. Então, por que mesmo você insiste em dar a sua opinião verdadeira? A mentira é amiga do silencio: primeiro você silencia e diz um “aham”, depois você estende uma mentirinha dizendo “concordo”. E assim a paz se instala! 
Irrito-me, pois, com este meu habito quase anti-social, de falar a verdade, ainda que educadamente. A vida é, realmente, antinômica, afinal, as pessoas dizem que querem sinceridade, mas não suportam (bem) serem contrariadas, enfim, toleram mais as mentiras do que as verdades.
Cláudia de Marchi
Advogada e cronista

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.