Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Confiando.

Confiando.

Eu não sei se é teimosia, algum problema psíquico, excesso de projeções positivas ou pura tolice, mas com tudo o que já sofri na vida, ainda não desisti de confiar nas pessoas e no amor. Deve haver algo de patológico nisso, porque eu não consigo compreender porque algumas pessoas enganam as outras, embora não olvide deste fato.
É claro que, como mulher com certa experiência em mentira e sofrimento, eu não acredito em tudo o que ouço, principalmente quando o “tudo” for muito belo ou adocicado, mas eu tenho uma enorme tendência em confiar nas pessoas.
Creio que tal característica seja um efeito colateral da alta dose de ilusões na qual já me vi inserida nesta existência. Eu ainda creio que exista alguém como eu por ai, alguém que fala o que sente, que não promete o que não cumpre, que age mais do que fala e que, principalmente, se coloca no lugar do outro antes de agir e falar. Alguém incapaz de ludibriar ou enganar uma alma.
É justamente esta (quase) inexplicável esperança que não me deixa perder a fé no amor e no ser humano, que não me deixa desacreditar por completo da bondade que pode haver no coração de alguns indivíduos.
Posso sofrer mais do que já sofri, não quero jamais ter o olhar frio, o coração gélido e as palavras amargas em função de decepções, porque pode alguém me enganar, o problema e o demérito serão meus por cair na armadilha das palavras alheias. Não poderei jamais culpar ao mundo nem a ninguém pelas minhas decisões criticáveis. Só me resta crer que após a dor e o crescimento dela advindo minhas escolhas tenderão a se aprimorar.

Passo Fundo, 03 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.