Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Resigne-se!

Resigne-se!

O que você pensa sobre a vida, sobre as pessoas e seus atos é, apenas o que você pensa! Ou seja, você tem o direito de pensar o que quiser, mas não deve achar que, só porque o ponto de vista é seu, ele supera o dos outros, ele é mais correto e adequado.
Entre a verdade e o que você pensa e acha que ela é existe uma grande distância. A realidade é uma só, é imparcial, todavia, para sabê-la é preciso sentir o que o outro sente, ver o mundo como ele vê, saber o motivo de suas ações, o que lhe impulsiona. Se você não sabe, lamento, mas se resigne em saber que seus pensamentos não mudam nada, são apenas seus, nem mais justos, nem mais realistas e nem superiores aos dos outros.
É um direito seu achar que pensa e age da melhor forma, mas isso não lhe dá o direito de achar que sua forma de pensar é a mais justa, a mais correta, a mais perfeita, afinal, o que você pensa, seguidamente, não condiz com a verdade, porque ela é muito mais profunda e mais complexa do que você crê.
Pense, mas não se envaideça, raciocine, mas não se orgulhe, tenha opiniões, mas resigne-as a sua singeleza perante o mundo. Uma coisa é a sua constatação do que chama de “realidade”, outra, muito diferente, é a realidade com sua complexidade. Aceite, resigne-se!
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 26 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.