Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Momento Fernando Pessoa

Momento Fernando Pessoa

Milagres acontecem diariamente. Não falo daquelas curas espiritualmente justificadas, falo do contato do homem com ele mesmo que se dá em algum momento de sua meditação sobre a vida, num minuto qualquer. Um momento que o faz sentir único e especial no universo. Em que ele sente como se tivesse se reencontrado, se achado.
Nunca fui dada à práticas de meditação apesar de ser fã e ter lido vários obras de Osho. Mas eu senti e tenho certeza que todos podem sentir, em contato consigo mesmos, essa sensação dúplice, afinal nos faz sentir o poder de sermos únicos no universo, ao mesmo tempo nos dá certeza de que há algo superior a nós, nos gerindo, talvez.
A primeira vez que tive essa sensação estava tomando sol em São Domingos do Sul em 2005. Agora, em minha fase de introspecção praticamente lutuosa, voltei a ler, a me voltar para mim mesma, e queiram ou não afirmar que já estou morena o suficiente para 3 verões continuo indo ao sol. E é junto a ele que essa sensação, hoje voltou a invadir minha alma.
Não estou apoiando quem não se cuida e toma sol em horários impróprios. A questão não é o sol, mas a auto-reflexão, a capacidade de se despir mentalmente de toda a hipocrisia que temos, de nos ver nus, sem a calça do pudor, sem a camisa do “eu sou mais eu”, sem o perfume da covardia e o ar de soberba. Nós, errantes, humanos, demasiadamente humanos.
Falo, pois de momentos de reflexão, de captar a infinita energia emanada do sol, da vida enfim para nós. Falo da possibilidade de crescermos em auto-estima, ao constatarmos que em meio a milhões e milhões de pessoas, não existe nenhuma igual a nós, com as mesmas virtudes, atributos, e defeitos, o que não nos torna desumanos, pelo contrário, mostra quão especiais somos nesta vida.
É por sermos errantes, por podermos nos confundir, investir dinheiro quando não devíamos, investir sentimento e coração em relacionamento que não nos despertou nada de especial, ou, simplesmente onde não fomos correspondidos. Eu chamaria essa meditação de “momento Fernando Pessoa”, porque refletindo sobre nossas vidas e conseguindo nos sentir especiais e únicos no mundo, vem à minha mente a frase do poeta: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. E gozar a vida com amor, auto-conhecimento, destemor e intensidade é a maior das dádivas que podemos ter.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 05 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.