Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 27 de dezembro de 2008

Quando a vida puxa nosso tapete.

Quando a vida puxa nosso tapete.

Os homens podem perder muitas coisas dentre eles, a fé, a confiança, a admiração, o amor, mas o respeito, jamais. Perder o respeito por quem convivemos no presente ou no passado é jogar podridão em cima de piso limpo.
Ter raiva, revolta, falar palavras ofensivas? Todos, alguma vez na vida já o fizeram. Mas tripudiar de forma vulgar, de forma baixa, demonstra ausência de caráter, ou, como diria minha mãe um “caráter marginal”.
Existem coisas que ainda que sejam ditas com mero propósito de criar mágoa ou vingança não devem ser ditas nem para nosso pior inimigo. Acredite o homem ou não, o universo tem suas leis, e uma delas é a do retorno. Se a palavra dita pode não voltar atrás, o resultado de sua afirmação volta para o ofensor na forma dos mais variados sofrimentos.
Não à toa existem tantas pessoas sofrendo nesta vida. Pelo Universo nada passa impune: Nenhuma palavra mal colocada, nenhum ato estúpido, nenhuma ofensa exagerada, nenhum ato de brutalidade física ou verbal, nenhuma enganação voluntária ou não, nem mesmo o orgulho passa impune.
Algo sempre acontece para mostrar ao homem o seu lugar: Ao lado dos demais, nem acima, nem abaixo, um mero vivente, errante neste planeta chamado Terra, quiçá mais infeliz do que os outros, porque o orgulhoso sofre em dobro: Por ter tal sentimento e por ver que por mais que queira não é melhor do que ninguém.
Infeliz aquele que algum dia se sentiu superior e se agarrou a este fato para manter sua estima própria elevada. A vida passa, ele pode continuar se sentindo acima dos outros, enquanto estes o julgam com piedade, com dó, simplesmente porque a vida passou e ele não encontrou o seu lugar: O mesmo do de todos, vez que não nunca foi melhor ou pior que ninguém.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 27 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.