Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

sábado, 20 de dezembro de 2008

Respeito

Respeito

Se hoje me perguntassem qual a atitude humana mais nobre, praticamente tanto quanto o sentimento chamado amor, eu diria que é o ato de respeitar.Respeitar as limitações alheias, colocar-se no lugar do outro antes de agir, de tripudiar, de falar.
Hoje em dia estamos numa selva onde as pessoas imergiram-se em egoísmo. Fazem o que desejam para serem felizes, libertas, olvidando que algumas de suas atitudes podem ferir (e muito) o orgulho do outro, inclusive, maculando o seu amor.
Quem ama, antes de qualquer coisa ama a si próprio e é por isso que o amor não aceita tudo, quem ama se doa, mas quer respeito, não existe relacionamento que dê certo se não esta baseado na frase básica: Não faça ao outro o que não deseja que este lhe faça.
Traição? Sim, é a maior e mais inaceitável forma de desrespeito dentro de um relacionamento amoroso, mas existem várias espécies dela. Tem a traição do homem que não afaga a esposa porque esta sempre com pressa para o trabalho, a traição daquele que deixa a família em casa para ir beber com amigos, daquele que troca a mulher que diz amar para ficar com colegas, amigos, discutindo coisas sem importância, enquanto deixam quem lhes devota amor e preocupação em casa, inerte (ou não, algumas chamam o bom e velho "Ricardão").
Trair tem vários aspectos, vai além de casos extraconjugais, engloba o “deixar de lado” a mulher, o não valoriza-la, o achar que tudo se pode fazer que a “donzela” estará lá, esperando como uma lady da década de 40. Os tempos mudaram, e muito (ainda bem).
Respeito é tudo, é a base de qualquer relacionamento sadio, forte e com potencial para dar certo. Críticas, ofensas, deboches, afirmar uma coisa e fazer outra, são atos vis, atos que decepcionam e levam o amor, aos poucos, escorrer pelo ralo da frustração.
É por essa e por outras que é sempre bom pensar antes de agir. Um dia a mágoa das palavras mal colocadas fala mais alto e mesmo sem letreiros com nome de atores famosos a história finda pelo cansaço: “The end”. Fim de linha para o amor onde o respeito não imperou, afinal não basta amar ou dizer que ama, é preciso demonstrar e isso só se faz com carinho e muito, muito respeito.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 20 de dezembro de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.