Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 15 de abril de 2010

(Des)equilírio

(Des)equilíbrio

O mundo esta desequilibrado, sem limites e harmonia. As pessoas não agem mais com racionalidade. Existem os que comem por compulsão e acabam obesos ou quase obesos, porém ao invés de procurarem um tratamento psicológico recorrem a procedimentos cirúrgicos invasivos. Por outro lado vendo modelos cadavéricas desfilando muitas jovens passam a parar de comer prejudicando suas vidas e intelecto em prol de um padrão de beleza nada saudável.
Algumas pessoas se dedicam tanto ao trabalho para obter grande remuneração e deixam a educação dos filhos em segundo plano, outros preferem viver com muito pouco a se dedicar ao trabalho. Uns economizam dinheiro como se pudessem corromper os deuses para entrar no céu (sim, porque parecem acreditar que levarão sua fortuna junto), outros gastam com tantas superficialidades e tão facilmente que se tornam patéticos. Dinheiro advindo de trabalho honesto é bom, assim como bons jantares, boa bebida, locais interessantes, bons livros e férias bacanas para espairecer. Conforto e qualidade de vida requerem gasto racional, proporcional aos ganhos.
Alguns pais repreendem tanto os filhos que engessam sua alma, terminam com sua auto estima e auto confiança, outros são tão permissivos que acabam educando pessoas com probabilidade de desenvolverem uma personalidade doentia. Muitas pessoas se tornam tão vagas a ponto de buscarem sexo casual e relações superficiais a todo tempo, outros se entregam de forma doentia a uma paixão que se tornam perigosos. Para o outro e para si mesmos. Alguns após decepção afetiva fecham o coração num casulo, outros saem pela vida rapidamente em busca de um amor que terminam atropelando quem poderia ocupar o posto de "dono de seu coração".
Saiu um sociólogo demagogo do governo do País e entra um ex-sindicalista semi analfabeto que faz de conta que não vê a desonestidade que ronda sua governança. Mas o brasileiro prefere ganhar sardinha a tentar pescar salmão em alto mar. A Justiça enclausura pobres, favelados e negros, e os criminosos de colarinho branco ficam ilesos, mesmo que suas condutas prejudiquem mais a nação e a economia brasileira que a do ladrão de loja de conveniência. Não estou apregoando a liberdade destes, mas a prisão daqueles e de todos os criminosos abastados.
Alguns bebem em demasia a ponto de despertarem piedade nos outros e se entregarem ao alcoolismo, outros não bebem nem xarope por causa do álcool e se tornam irritantemente chatos. Alguns concordam tanto com o outro e vivem para serem bem quistos no julgamento da sociedade que acabam por deixar a própria personalidade trancada num banheiro público, outros se acham tão espertos e teimam a ponto de se tornarem toscos ao desejar que suas opiniões prevaleçam.
Alguns malham tanto em busca da hipertrofia muscular a ponto de atrofiar os neurônios, alguns riem tanto que acabam por parecer irracionais, outros são tão sérios que assustam até um demônio. Alguns estão sempre descontentes e não valorizam o que possuem, outros se contentam com muito pouco e perdem o estímulo de enfrentar a vida e suas inúmeras batalhas. Existem os que não temem a nada e arriscam a própria vida, outros temem tanto que não vivem a vida. Há os que nunca fazem exames médicos nem cuidam da própria saúde, por outro lado há aqueles que se tornam hipocondríacos de tanto medo de adoecer.
Enfim, a sociedade carece de equilíbrio, as pessoas não buscam o equilibro para seus atos e sentimentos, e não é preciso ir em psicanalista algum para aprender a ter serenidade e equilibro psíquico, basta aprender com a vida e se auto compreender. Quem nada apenas na superfície pode padecer quando precisar nadar longas distâncias, por outro lado o homem que vai fundo demais morre afogado. Justa medida, ta bom?
Cláudia de Marchi
Wonderland, 15 de abril de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.