Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

domingo, 11 de abril de 2010

Entre um aniversário e outro.

Entre um aniversário e outro.

É incrível a diferença que um ano faz na vida da gente. Quilos a mais ou a menos, aspecto rejubilado ou cansado, auto estima elevada ou baixa, enfim, muita coisa pode mudar na nossa existência entre um aniversário e outro, todavia, no aspecto mental podemos evoluir muito, ainda que tenhamos sofrido e o quesito psicológico esteja mais caquético que nosso físico.
Não faz mal: Corpo a gente muda, a gente ganha ou a gente compra (silicone, por exemplo), mas alma a gente não adquire e ainda que desejemos não existe plástica nela, menos ainda enxertos ou retiradas de excesso. O corpo, com a evolução da medicina se tornou apenas um detalhe em nossa conjuntura de seres humanos. O que importa é o que nós mesmos julgamos a nosso respeito.
Sinto informar ou a gente resolve bem nossos conflitos ou, simplesmente, seremos pessoas mau resolvidas. E isso não muda, apenas se nós passarmos a analisar melhor nossas experiências e tirar a sabedoria da frustração sem cultivar aquela "síndrome de gente frustrada" implícita, porém óbvia nos pensamentos: "Mulheres não prestam", "homens só desejam exibir uma mulher bonita e usar o que ela tem de melhor se possui um cérebro ativo", "as pessoas são egoístas e egocêntricas", "mulheres jovens são tolas", "homem bom é o órfão de mãe", entre outros.
Podemos nos julgar agitados, tristes, ansiosos. Como eu disse as questões psicológicas podem ser resolvidas, não para menos existem psicanalistas, livros de auto ajuda, psiquiatras e um quarto silencioso para a gente deitar e colocar o pensamento para agir e puxar nosso ânimo para cima. Ao menos, é claro, que gostemos de sofrer, de curtir uma melancolia e de pensar negativo. Bem, dai, maninho pode afiar o estilete e mirar bem o pulso porque gente negativista se mata aos poucos, logo, se quiseres abreviar...(!).
Certo é que só consegue ser feliz nessa vida quem consegue ser resiliente, quem consegue tirar proveito das experiências tristes e decepcionantes. O mesmo fogo que constrói o aço, endurece o ovo e derrete o queijo. A gente precisa ver o que desejamos ser nesta vida e focarmos nosso pensamento nisso, tirando lições dos mais variados fatos. Só assim poderemos dizer que apesar de todos os momentos difíceis que passamos somos mais felizes no aniversário de hoje do que éramos no de um ano atrás. Perde-se juventude, ganha-se sabedoria. Ou você vai querer criar rugas na alma e se tornar um ser digno de pena? Bem, cada um decide o que quer para si, hoje e sempre.

Cláudia de Marchi

Wonderland, 11 de abril de 2010
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.