Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Culpa

Culpa


Ninguém consegue ser feliz quando sente culpa por alguma coisa, quando culpa a Deus ou aos demais seres humanos pelos infortúnios que lhe ocorrem ao longo da vida. Quando não consegue aceitar a dor, o sofrimento ou quais quer outras mazelas.
Ter fé em si mesmo, em Deus e na vida significa aceitar os acontecimentos, bons ou ruins, sem deles se sentir vítima, sem precisar atribuir a si, ao “além” ou a outrem a culpa pelo que lhe ocorreu.
Se algo aconteceu é porque tinha que acontecer, se você sofreu e se machucou é porque, por algum motivo precisava disso. Quem tem fé acredita na nobreza da razão pela qual os fatos inconvenientes ou aprazíveis ocorrem: para fazê-lo crescer, para torná-lo mais forte, mais seguro, mais sábio.
Quem não aceita o que a vida lhe apresenta ou é demasiado orgulhoso, ou muito egoísta ou praticamente “esquizofrênico”: as “vozes”, os seres “imaginários”, os “espíritos”, os inimigos que lhe “invejam” e “perseguem”, as pessoas que lhe desprezam foram as culpadas pelo seu insucesso. Sim, tudo isso é sinal de falta de fé, compaixão e irracionalidade.
Cada pessoa é responsável pelos seus atos, embora alguns fatos em sua vida aconteçam em detrimento de sua boa vontade. Faz parte da vida humana os tropeços e as quedas. Não somos Deus, se fossemos, teríamos sabedoria suficiente para sermos resignados, para não blasfemarmos e para ver o lado bom por trás de tudo que nos ocorre.
Ninguém tem culpa por nada que lhe acontece, porém todos possuem responsabilidade pelas opções que tomam, por seus atos, pelo que falam e pelo que pensam. É sempre importante, pois, ao invés de tentar colocar a culpa pelo seu infortúnio em Deus, no “capeta” ou nos outros, analisar bem quais foram seus pensamentos, seus atos e palavras, apenas assim o homem vê que ele é responsável por quase tudo que lhe ocorre. Apenas assim os homens de pouca fé e negativismo na forma de sentir podem começar a pensar de forma diversa e mudar suas vidas, para melhor é claro.
Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 15 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.