Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os erros e as convicções.

Os erros e as convicções.


A vida não precisa ser compreendida ou entendida, você, sim, precisa se compreender, se entender e se analisar. Quem lhe cerca também não precisa ser desmistificado, você tem que se desmistificar sob pena de conviver com pessoas excelentes e não notar, vez que imerso em arrogância, você julga sem se auto-analisar.
O tempo passa e de repente você nota que errou, que tomou decisões equivocadas baseadas num orgulho tolo ou numa falsa noção de si mesmo: você se achava superior a tudo, você se achava acima de todos e, quando menos espera, se depara com a realidade de que nunca foi melhor do que ninguém. Todavia, ninguém nunca foi melhor do que você.
Todos são aprendizes na vida, ninguém é tão ignorante ou tolo que não possa lhe ensinar algo e nem você tão sábio que não tenha o que aprender. Se você se acha sábio e é jovem ou teve pouca experiência recolha seu sorriso: meu caro, ninguém é sapiente sem vivência, sem ter tido amores, frustrações, sem ter arriscado, errado, se arrependido, chorado e aprendido. Finalmente, aprendido!
Não menospreze ninguém, mas nunca se superestime. Os maiores erros de um homem são feitos quando ele esta imerso na certeza de que tem “razão”. Aliás, eis algo perigoso: tentar ter e demonstrar que esta com a razão. Guerras foram criadas, estados divididos, pessoas assassinadas e corações foram partidos em nome das convicções de alguns indivíduos intolerantes.
A razão esta na mente de cada ser pensante. Todos, inclusive os corruptos, ladrões, assassinos, traidores e psicopatas acham que estão certos, então, cuidado com seus pensamentos, cuidado com suas certezas e com tudo que lhe faça ser intolerante com os demais. Um dia, quando menos espera, você vai ver que sua mente e idéias mudaram, que você mudou e é hoje melhor do que acreditava ser ontem.
Você vai perceber que o que outrora era uma certeza, não passara de uma vã idéia ou “ideologia” que, talvez você se arrependa de ter tido, porque em nome dela você feriu corações, terminou relações, magoou pessoas e se manteve silente e afastado, afinal você “tinha certeza” que estava certo.
Todos têm esta certeza e, comumente, estão errados, mas percebem isso quando vêem que não podem voltar atrás e demonstrar a humildade que a vida e o sofrimento lhes deu àqueles que feriram por ter “convicção” de que suas idéias eram melhores, mais sábias e mais inteligentes.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 19 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.