Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O egoísmo, a ingratidão e seus efeitos.

O egoísmo, a ingratidão e seus efeitos.


O egoísmo é o veneno que mata as relações humanas. As pessoas egoístas são, via de regra, ingratas. Não valorizam o esforço dos pais, não valorizam as oportunidades que tiveram e nem a vida que possuem. Acham-se miseráveis, coitadas e vítimas dos outros, olvidando do fato que todo mundo se torna aquilo que acredita ser.
Quem é ingrato para com quem tudo lhe deu é ingrato para com todo mundo e, coincidentemente, a maioria que “ganha” demais tende a não valorizar nada, absolutamente nada. Nunca se sentem contentes porque os defeitos e as falhas alheias valem mais, ao seu julgar, do que suas virtudes e empenho.
Eles passam a vida focados nos erros alheios, assim, se sentem vítimas, e desta forma, tentam crer que são melhores do que os outros, que são bons e puros: eles podem ofender, eles podem ter ataques de ira, eles podem lhe prejudicar afetiva e financeiramente, eles podem fazer pouco caso de você, de seu trabalho, eles podem malbaratar seu esforço, vilipendiar seu amor, mas eles nunca aceitam o revide, se ele acontece o injusto é você. Eles não fazem mea culpa nunca, sequer conhecem seu significado.
Apenas eles sofrem, apenas eles passam por dificuldades. Eles não pensam em você e, no fundo, só dizem o “nós” quando pensam que irão lucrar com seus atos, com seu amor, com sua inocência, com sua doação e com sua dedicação.
Quando, por algum motivo você faz o que eles sempre fazem, por exemplo, quando você age sem pensar, movido pela tristeza que aguça sua revolta, eles não aceitam. Acreditam no que inventam para si mesmos, acreditam que são inocentes e você é o algoz, tomam para si a certeza de que você e toda sua doação afetiva e emocional de nada valem porque você não foi “perfeito”.
Eles nunca irão lhe agradecer e nunca irão perceber suas boas ações, eles querem ver apenas o mal, e é ele que eles vêem, ao mesmo tempo, que é ele que eles atraem, afinal ninguém pode ser injusto na vida sem que a vida seja injusta com ele. O retorno sempre ocorre, dele ninguém pode fugir, por mais superior que deseje ser.

Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 11 de agosto de 2011.

Um comentário:

  1. Muito bom, só assim sei que não é só eu que penso e sinto esse mesmo sentimento, pois pessoas egoístas e não sensíveis existem bastante, graças à Deus não sou uma delas.....ótimo!!
    Se todas as pessoas vítimas da bondade dos justos lessem este texto certamente olhariam pra si mesmo e talvez não fazeriam muita gente sofrer..
    Att.
    RAS.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.