Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Decisões

Decisões


Nove em dez vezes o homem não toma as decisões corretas, quer por agir impulsionado por emoções, positivas ou negativas, sem reflexão, quer por agir por entusiasmo, volúpia, instinto, todavia não se dá conta disso porque quer acreditar que suas decisões foram acertadas. E passam a crer nisso como se verdade fosse.
Ninguém consegue ter paz quando se arrepende de alguma decisão que tomou ou de uma omissão que lhe rendeu algum prejuízo afetivo, moral ou financeiro, mas a crença, baseada na ilusão, de que a decisão tomada foi a melhor dentre as possíveis ameniza qualquer ansiedade e, o que é melhor, envaidece a mente dos irrealistas e covardes.
A maioria das pessoas não tem a vida que deseja ter, não por impossibilidade financeira, mas por pouca auto-estima, por falta de audácia, de coragem e de humildade para admitir para si mesmo que é possível brecar o carro, fazer a volta e escolher outra estrada sem que isso signifique fragilidade ou fraqueza.
É triste saber que boa parte das pessoas não vive a vida que gostaria de viver, não age espontaneamente e nem é o que gostaria de ser, apenas para ser bem julgado, para menosprezar os oponentes, concorrentes ou, mesmo, parceiros. Tomam para si a idéia de que suas decisões são sempre sensatas e corretas, assim não sofrem, mas também não aprendem e nunca serão verdadeiramente felizes.
Cláudia de Marchi

Passo Fundo, 25 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.