Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Inocente

Inocente


Quando eu era inocente eu achava que todo mundo que amava sabia valorizar, respeitar e admirar o ser amado. Quando eu era inocente eu acreditava que o amor poderia tornar as pessoas melhores e mudar suas vidas, seus destinos.
O que realmente me surpreende é que quando eu era inocente eu achava que era sábia, que era madura, que era corajosa, que eu era uma “grande jovem mulher”, todavia hoje eu sei que não há aprendizado sem disciplina ou dor, hoje eu sei que estou longe de ser sábia, ainda que contabilize mais experiências de vida. Eu era apenas uma jovem tola que achava que era o que sou agora, momento em que reconheço que falta muito para eu me tornar quem desejo ser.
Quando eu era inocente eu também achava que as pessoas que não mudavam pelo amor, evoluíam pela dor. Hoje eu sei que algumas pessoas nunca mudam, primeiramente porque elas não param pára analisar suas falhas e defeitos. Elas preferem colocarem-se na posição de “vítimas” da vida ou das pessoas, em segundo lugar, porque elas fogem se embriagando, tomando psicotrópicos ou qualquer espécie de drogas lícitas ou ilícitas.
Quando eu era inocente eu não sabia que as pessoas procuram anestesiar seu coração, e, com isso, bloqueiam sua evolução, seu aprendizado. Elas “sofrem, sem sofrer”, então, as que não aprenderam pelo amor, dificilmente irão aprender pela dor. Hoje eu sei que algumas pessoas não mudam, e quem foi infiel, falso, desleal ou ingrato com outrem, será com você também, sem titubear.
Quando eu era inocente eu achava que agressões físicas eram graves, eram maus tratos. Hoje eu sei que agressão doída de verdade é a verbal, a psíquica, aquela que atinge nosso ego, nosso coração, nossos mais verdadeiros e profundos sentimentos. A carne cicatriza mais fácil do que a alma, mas quando eu era inocente eu não sabia disso.
Quando eu era inocente eu achava que as pessoas nasciam loucas ou demonstravam sinais de esquizofrenia ou outras doenças durante a vida. Eu achava que a loucura era uma falha neurológica, psiquiátrica e até mesmo genética.
Hoje eu sei que o amor desprezado, que a atenção tripudiada e a doação emocional vilipendiada podem fazer as pessoas ficarem emocionalmente insanas. Hoje eu sei que arrependimento não mata, mas leva a autodestruição, à depressão e a tristeza profunda. Sei também que é preciso que exista equilíbrio até para as melhores virtudes, porque onde sobra algo, surgem anormalidades.
Quando eu era inocente eu acreditava que as pessoas tinham palavra e não faziam promessas vãs. Eu achava que o homem poderia mudar e ser sincero. Hoje eu sei que o homem usa as palavras como artifício para conquistar o que deseja, sem que realmente valorize e demonstre amor por tal objeto. É meu caro, eu tenho uma tremenda saudade da minha inocência.
Cláudia de Marchi
Passo Fundo, 11 de agosto de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.