Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

segunda-feira, 12 de maio de 2014

As pessoas mudam.

As pessoas mudam. 

As pessoas não mudam? Eu tenho certeza que mudam. Eu sou humana, amadureci horrores, mudei muito, então, por que irei pensar que os outros não são capazes de mudar? É ignorância crer que as pessoas não mudam. 
O sofrimento nos modifica, a frustração nos modifica, nossos erros nos modificam, o decurso do tempo e as experiências vividas nos modificam e, por fim, o amor nos modifica, nos aprimora, nos aproxima de Deus. Todos são capazes de mudar a forma de agir e de pensar. 
Quem não acredita na mudança alheia de regra são pessoas duras. Pessoas que não querem mudar e por isso acham que ninguém muda. As pessoas jogam nos outros o que tem em si, inclusive o orgulho, a arrogância e a ignorância. 
Enfim, a verdade é que ninguém muda quando não quer mudar. Se a pessoa não reconhece seus erros e acha que age certo ela não muda e eu não falo de “reconhecer erros” pra inglês vê. Não falo de pedir perdão pro pai e voltar a fazer a mesma coisa. Falo de mea culpa, falo de uma analise moral de si mesmo. Falo de mudar por vontade própria e não para agradar alguém ou se adequar a sociedade. 
Os efeitos de nossa personalidade no mundo devem ser sentidos no fundo da nossa alma para que, então, resolvamos melhorar e nos tornar pessoas melhores. O xingamento da mãe não serve, as lagrimas da esposa também não. As pessoas só mudam quando, imbuídas de moralidade, reconhecem que precisam melhorar. Embora, seja uma verdade que as pessoas podem mudar para pior, mas não é a esse tipo de mudança que me refiro aqui. 
 Todos mentem, todos mudam, todos crescem, todos aprendem e, com o aprendizado, passam a mentir menos, passam a ferir menos quem amam e a agir com mais nobreza com quem julgam serem merecedores de seu melhor. Ah, mas você acha que ninguém muda? Então me desculpe, mas eu tenho pena de você. 
 Cláudia de Marchi 
Sorriso, 12 de maio de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.