Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

terça-feira, 27 de maio de 2014

Expectativas racionais.

Expectativas racionais.

Eu acho que o erro da gente é criar muitas expectativas. Todavia, acho que deve ser muito chato viver sem elas. Acontece que a gente precisa tentar conhecer as pessoas e saber o jeito de cada uma de forma a adequar as nossas expectativas à realidade do jeito delas.
Sabe a historinha que “quanto maior a expectativa, maior a frustração”? Pois é, ela procede. Quanto maior o muro, maior a queda, sempre. Todavia, a culpa não é da existência do muro ou da expectativa em si, mas do seu tamanho, da sua proporção em relação ao chão, no caso, à realidade.
Você deve sonhar e, portanto, deve ter expectativas, mas elas devem se adequar a sua realidade, as possibilidades que existem. Ora, mas é possível ser favelada num momento e noutro virar uma modelo internacional? Tudo é possível neste mundo, todavia, não se pode olvidar do fato de que existem milhares de moças morando em favelas e sonhando virar modelos, nem por isso elas devem parar de trabalhar e, por exemplo, manter-se magras por passar fome. É preciso sonhar, mas é preciso ser prático, ser realista.  
A linha entre o realismo e o pessimismo é aparentemente tênue, assim como a linha entre o otimismo demasiado, entre o ser "sonhador" e ser ridículo também é, portando não custa maneirar na desproporção das expectativas entre o real e o almejado, tanto na vida profissional como na pessoal.
Não adianta ajudar uma pessoa ingrata e espera gratidão dela, do contrário é decepção e irritação na certa! Quem consegue conhecer ao outro também se afasta de quem, sabe, tudo que esperar vai gerar frustração. A gente tem que conviver com quem nos agrada, nos surpreende e não desaponta as nossas expectativas com frequência.
É certo que não é sempre que seremos positivamente surpreendidos por quem nos cerca, mas se frustrar sempre é indicio de que, além de não esperar muito delas, devemos manter distancia. A questão é que criar expectativas nem sempre é ruim, mas criar expectativas em relação à pessoa errada é.
Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 27 de maio de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.