Sobre o verdadeiro pecado!

Sobre o verdadeiro pecado!
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida." Carl Sagan

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Silêncio, uma boa opção?

Silêncio, uma boa opção?

Tem gente que acha que calar evita embates. Essas pessoas tem razão, nove em dez vezes. Todavia, calar não resolve nada. O silêncio, assim como a palavra deve ser usado com moderação, para o bem da lógica, enfim.
Se o seu silêncio não magoa quem você quer economizar com suas palavras, ótimo. Mas se ele fere, é tão pernicioso quanto as tradicionais palavras mal colocadas. É tudo, pois, uma questão de saber se expressar.
Não adianta nada não contar para o marido o que ele fez de irritante e ficar com uma tromba de elefante! Aliás, se você acha que o silêncio e a cara feia servem para alguma coisa o casamento nunca será uma boa opção na sua vida.
Silenciar, por si só pode ser útil, em especial pra colocar fim ou evitar discussões, desde que com o silêncio, não se guarde mágoa. E, principalmente, não se demonstre mágoa.
Quando a gente se fecha acaba ruminando nossas certezas sem, sequer, dar ao outro a possibilidade de expor as suas e, consequentemente, os seus sentimentos. E é por isso que muito silêncio não faz bem para nossos relacionamentos amorosos.
Eu sou a favor do diálogo. Acho que casamento algum sobrevive sem transparência e uma boa dose de objetividade, no maior estilo “fulano, o problema é esse”. Essa história de rostos expressivos e boca fechada fazem até santo perder a razão.
Por outro lado, sou muito a favor do silêncio quando o que se fala nada vai alterar o clima da relação, quando o que se pode falar será totalmente inútil ou capaz de ferir a outra pessoa, desde que, claro, o silêncio não dê ensejo ao mau humor e a uma cara carrancuda.
A linha entre a palavra que fere e o silêncio incomodativo é muito tênue. Ambos magoam, ambos irritam. Todavia, a questão sempre está na racionalidade. As relações humanas envolvem emoções, mas sem uma boa dose de busca pela lógica elas não fluem bem.
Gente que fecha a boca e a cara se torna inconveniente. Se for pra silenciar, portanto que seja com um sorriso sincero nos lábios se não, minha amiga, seu silêncio não ajuda em nada e a pomba do “eu calo para não brigar” termina virando o corvo do “calo, mas magoo”.

Cláudia de Marchi
Sorriso/MT, 28 de maio de 2014.


Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.